AMCG

Notícias

Jaguariaíva inaugura base do SAMU Regional

•04/05/2020 17:50

O município de Jaguariaíva inaugurou nesta segunda-feira sua base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Regional). O serviço já está em funcionamento desde o dia 6 de janeiro e com mais de 200 atendimentos no período. "Não queria inaugurar antes do serviço estar com atendimento pleno", explicou o prefeito, José Sloboda. Jaguariaíva foi o primeiro município da região a contar com o funcionamento do SAMU Regional, após a efetivação do Consórcio Intermunicipal do SAMU Campos Gerais (CIMSAMU). 
Com o 192 em funcionamento em todo o município e disponível para todas as operadoras de celular, o prefeito realizou solenidade de inauguração. Além disso, o serviço em Jaguariaíva já encontra-se habilitado pelo Ministério da Saúde. "Após o início do funcionamento, enviamos o processo para o Ministério e em dois meses conseguimos a habilitação", exulta o prefeito, destacando que, com isso, o Ministério inicia o repasse de parte do recurso para a manutenção da ambulância de suporte básico do SAMU.
Conforme Juca, a implantação do SAMU foi uma conquista imensurável para seu município. "Já tivemos muitas vidas salvas, inclusive com um parto feito por nossa equipe", ressaltou. O prefeito destacou ainda o trabalho realizado politicamente dentro da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) para viabilizar a criação do CIMSAMU. "Estamos desde 2016 lutando por este serviço, e seu funcionamento é motivo de orgulho", revela.
Controlador interno do Consórcio, Roberto Bandeira destacou o empenho do município para implantação do SAMU Regional. "É um trabalho em conjunto. O Juca comprou a ideia, pudemos concluir a instalação e assim beneficiar toda a população", avalia.
Durante a solenidade, a secretária de saúde de Jaguariaíva, Amália Alves adiantou que além da ambulância de suporte básico, o município solicitou no Ministério da Saúde outra de suporte avançado para atender a população. "Já fizemos o pedido. A ideia é fortalecer o trabalho da equipe do SAMU e a saúde nomunicípio", disse.
A vice-prefeita, Alcione Lemos destacou o momento em que o país está vivenciando com a pandemia mundial do Coronavírus e ressaltou o trabalho dos profissionais de saúde, que "estão arriscando suas vidas diariamente pra atender a população". "Estamos vendo, mais do que nunca, que temos que dar as mãos e trabalharmos juntos", destacou, agradecendo a parceria do Corpo de Bombeiros do município, já que a base do SAMU Regional funciona anexo ao órgão.


 



Compartilhe nas redes sociais: