A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) firmaram parceria para gerir as ações que envolvem a regionalização do turismo. A proposta foi apresentada na tarde de ontem em reunião realizada na Casa do Artesão de Telêmaco Borba. “Os dois órgãos vão atuar em conjunto para que o turismo aconteça. Temos o mesmo objetivo que é o desenvolvimento da região”, destacou a presidente da Adetur, Wagnilda Alves Minasi.
Para a diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires Ferancini, esta parceria será muito benéfica para os municípios da região. “Já atuamos diretamente com as Prefeituras, bem como suas secretarias. Agora vamos atuar também, mais efetivamente, em prol do turismo”, conclui, lembrando que a área já é contemplada, indiretamente, com as ações promovidas pela Associação, como os projetos da AMCG Cultura.
Além de representantes da Adetur e da AMCG, a diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra esteve presente para reforçar a importância da adequação dos municípios que pretendem entrar ou permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro, que está sendo atualizado, e deve apresentar nova formatação em 2019. “Mas mais do que entrar no Mapa, os municípios, tanto o poder público quanto a iniciativa privada, devem acreditar na atividade”, avalia Deise, lembrando que a atividade turística gera recursos com a geração de empregos e a reversão de impostos.
A cada atualização do Mapa, o Ministério do Turismo impõe novos critérios. Desta vez solicita que os municípios pretendentes tenham um Conselho ativo na área. “Além disso, deve haver um órgão oficial de turismo, orçamento destinado à área, a ligação com uma Instância de Governança Regional - que nos Campos Gerais é a Adetur -, além de, pelo menos, um estabelecimento cadastrado no Cadastur”, explica a diretora técnica, ressaltando ainda que os estabelecimentos cadastrados contam com divulgação e promoção no site Viaje Paraná (www.viajeparana.com).
Para Deise é importantíssimo que os municípios comecem a despertar para a importância do turismo, ainda mais no Paraná, já que “os paranaenses são os que mais consomem o próprio Estado”. Ela citou os municípios dos Campos Gerais, que, em sua maioria contam com enorme potencial de atrativos naturais. “Mas o turismo não gira somente em torno disso. Muitos dos municípios contam com o turismo de negócios como seu forte”, avalia, citando o próprio município de Telêmaco Borba. “O turismo se caracteriza pelas pessoas deixarem seu dinheiro em outros municípios que não são o de sua moradia, independente da motivação”, define.
Mapa do Turismo
Atualmente são 283 municípios paranaenses que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 11 da região dos Campos Gerais. Para a diretora técnica da Paraná Turismo a previsão do órgão é que este número caia em torno de 30% com a nova atualização. “Isso porque há muitos que não vêem a atividade como prioridade”, explica, lembrando que os municípios do Mapa são os prioritários para receberem os recursos do Ministério. “Não há justificativa destinar recursos para o turismo em municípios que não veem a sua importância”, explicou Deise.