As ações do Governo do Estado na área da Cultura foram apresentadas aos gestores da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) durante encontro realizado nesta terça-feira em São João do Triunfo. Representante da macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura (Consec), o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Fernando Durante foi apresentar os resultados de reunião realizada na última segunda-feira na capital paranaense para apresentar o Plano Estadual de Cultura, que deve ser executado até 2023. “O Governo do Estado está com uma proposta forte de interiorização na área da cultura”, adiantou.
Para que o Governo Estadual possa dar sequência à ideia de interiorização, o representante dos Campos Gerais no Consec solicitou que os municípios agendem suas conferências municipais. “Temos que verificar nossas demandas para que elas sejam atendidas”, disse, citando os cursos que serão disponibilizados às regionais, como os de apoio técnico-operacional.
O presidente da Fundação apresentou a nova estrutura da Secretaria de Estado da Cultura, que hoje integra a Comunicação Social, e falou sobre algumas ações que serão realizadas, como os Pontos da Memória nos municípios e o programa Cinema na Praça. “O Estado pretende fazer um levantamento da história de seus municípios. Temos muitos que são relativamente novos, e ainda não contam com este resgate”, explica. Já o Cinema na Praça pretende levar a sétima arte àqueles municípios que não contam com salas de cinema. “Apenas 69 contam”, enumerou.
Além da apresentação de algumas ações, o representante do Consec relatou as reivindicações dos gestores. “Solicitamos que as macrorregiões da Cultura sigam de acordo com a divisão das Associações de Municípios do Estado”, contou. Hoje são oito as macrorregiões de Cultura. A dos Campos Gerais, por exemplo, conta com 24 municípios, cinco a mais que a AMCG. Esta nova divisão, conforme os gestores, facilitaria o trabalho das Macros, que já contam com estrutura por meio das Associações, como é o caso da AMCG Cultura.
Além desta reivindicação, o conselheiro ressaltou o orçamento destinado à Cultura no Estado, que hoje é de 0,18% do orçamento total do Estado, e a necessidade dos editais do Profice passarem pelo Consec. “Queremos aumentar o valor da Cultura e oportunizar que o Profice atenda a mais projetos”, justificou.
Para o coordenador da AMCG Cultura, secretário de Cultura, Turismo, Relações Públicas e Patrimônio Histórico de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, é de suma importância a região contar com um representante ativo no Consec para repassar todas as informações para a regional. “Temos que fazer nossas conferências e apresentar resultados”, disse.
Em São João do Triunfo, os gestores de Cultura puderam conhecer um pouco mais do município. A secretária de Educação, Cultura e Turismo Izabel do Valle, e o coordenador de Cultura Reginaldo Kwiatkovski Schuartz destacaram o carro chefe do município na economia, além dos diferenciais. “A fumicultura é o nosso forte, a produção mais rentável na agricultura familiar”, contou o coordenador, lembrando que seu município figura nas primeiras colocações no Estado nesta produção, e na oitava do país. A secretária destacou ainda a produção de erva mate do município, grande exportador do produto, e também de embutidos.
Além da potencialidade do município na área econômica, os gestores de Cultura conheceram o prato que identifica a população de São João do Triunfo. O Virado de feijão com torresmo foi o prato escolhido, e que integra o projeto da AMCG Cultura ‘Sabores dos Campos Gerais’.
O prefeito municipal Abimael do Valle e seu vice Geraldo Chaves Alves também participaram do encontro. O chefe do Executivo ressaltou algumas ações em prol do desenvolvimento de São João do Triunfo, entre eles, o aumento da cobertura de saneamento básico. “Quando assumi era só de 3%. Hoje já está em 75%”, exulta.
Contos e Lendas
Na pauta da reunião da AMCG Cultura os gestores também abordaram o projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ que está movimentando a região. “A cada sábado, a Rede Massa está exibindo dois programas. Um apresentando uma lenda de cada município”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires Ferancini, contando que os dirigentes puderam acompanhar alguns episódios em São João do Triunfo e convidando toda a população a acompanhar. “Este projeto está sendo muito interessante. Fizemos o resgate de muitas histórias na região”, avalia o coordenador da AMCG Cultura.
Paralelamente a exibição dos programas, a AMCG Cultura está produzindo uma série de livros ilustrados. “Serão 19 livros, cada um contando um conto ou lenda de nossos municípios. E diferente dos que estão sendo apresentados na TV”, destaca Katiane, lembrando que os livros comporão um box que será acompanhado do mascote do projeto ‘Contos e Lendas’. Cada município escolheu o seu mascote, e a população em geral vai fazer a votação de qual será o mascote do projeto, por meio de votações nas redes sociais”, antecipa a diretora.
Além da participação popular da região na votação do mascote, a AMCG Cultura está convocando a população a contar os seus contos e lendas. “Se você conhece alguma lenda dos Campos Gerais publique nas redes sociais com a #ContoseLendasdosCamposGerais”, convoca Joanassi.