AMCG

Notícias

AMCG Cultura elege um delegado para etapa nacional

A 2ª Regional de Cultura do Paraná (AMCG Cultura) elegeu um delegado para representar a região dos Campos Gerais na Conferência Nacional de Cultura que será realizada em Brasília entre os dias 26 e 29 de novembro. A eleição dos 28 delegados que irão representar o Paraná na etapa nacional ocorreu no último final de semana durante a 3ª Conferência Estadual de Cultura em Guarapuava.

Luiz Cirilo Barbisan, diretor do Departamento de Cultura do município de Ponta Grossa foi o primeiro suplente mais votado entre os que estavam disputando através do poder público. Cirilo estava participando do Eixo 1 – ‘Implantação do Sistema Nacional de Cultura’. Conforme o coordenador da AMCG Cultura, Luiz Alberto da Silva, esta divisão dos delegados através de eixos, acabou dificultando a eleição de delegados da Regional na etapa nacional. “Tinha eixos em que tínhamos apenas um delegado e em outros até quatro”, contou, destacando que dos 27 que tinham sido eleitos durante as Conferências Intermunicipais, alguns acabaram nem conseguindo comparecer.

Os demais eixos discutidos na Conferência eram ‘Produção Simbólica e Diversidade Cultural’, ‘Cidadania e Direitos Culturais’ e ‘Cultura e Desenvolvimento’. Conforme Silva, o resultado da Conferência deve ser ‘fechado’ pela Secretaria de Estado de Cultura ainda esta semana. “Agora estamos no aguardo dos resultados. Mas serão levadas à Conferência Nacional quatro propostas de cada eixo”, adianta.

Para o secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana a conferência produziu um resultado extraordinário. “Estamos trabalhando para melhorar a cultura do Paraná. Discutindo abertamente com todos. Temos delegados eleitos que levarão nossas propostas a Brasília, e temos documentos que ajudarão a montar o Plano Estadual da Cultura. Fico feliz que este grupo esteja contribuindo para isso”, disse no encerramento da Conferência.

Ele também destacou outras ações já desenvolvidas para fortalecer a cultura do Estado, como a formação do Conselho Estadual da Cultura e a aprovação da Lei que criou o programa de incentivo, o Profice, ambos frutos de ampla participação da sociedade civil. “O Conselho já está atuando de forma efetiva e o primeiro edital do Profice deve ser lançado no mês de outubro”, destacou o secretário.


Compartilhe nas redes sociais: