Em 2014 deve acontecer a 4ª edição da Mostra Itinerante de Artes Plásticas dos Campos Gerais. A retomada do projeto foi definida durante reunião do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e 2ª Regional de Cultura do Paraná realizada na última terça-feira em Piraí do Sul. Para dar início nas ações municipais, no próximo encontro dos gestores, o diretor do Departamento de Cultura de Ponta Grossa, Cirilo Barbisan, irá levar uma profissional para ensinar os secretários e diretores a embalar as obras de arte sem que o deslocamento as danifique. A próxima reunião está agendada para o dia 8 de julho em Jaguariaíva.
A Mostra Itinerante dos Campos Gerais já ocorreu em 2007, 2009 e 2010. Para Cirilo a retomada do projeto é muito importante, pois proporciona uma programação constante de exposições de artes plásticas nas cidades da região, preferencialmente naquelas que têm poucas oportunidades de receber ou realizar eventos desta natureza. Além disso, estimula a produção de artistas e intercâmbio entre eles.
“Os artistas plásticos e visuais dos Campos Gerais têm se destacado em diversos eventos, divulgando a nossa região. A cada ano surgem novos e talentosos artistas que vêm somar aos já consagrados. Por outro lado o mercado da região é bastante restrito, oferecendo pouca oportunidade de comercialização. Para mostrar ao público toda essa produção e alavancar o mercado de artes visuais na região, se faz necessária a realização desta mostra itinerante”, justifica o diretor.
Cada município poderá selecionar dez obras de seus artistas. A Mostra Itinerante ocorrerá nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
Listagem
Para a próxima reunião no município de Jaguariaíva, os gestores de cultura irão levar também uma listagem de seus artistas locais. “Ficou definido um coordenador geral, e mais três assistentes, um para cada setor: escritores, músicos e artes cênicas”, conta a assessora de turismo, esportes e cultura da AMCG, Danielle Teixeira. “Os gestores sentem a necessidade de saber quais os artistas da região, para que possam promover um intercâmbio”, completa, lembrando que a região conta com vários eventos que necessitam de diferentes atrativos.