As etapas para a realização do novo projeto da AMCG Cultura foram definidas durante reunião de dirigentes do setor nesta terça-feira no município de Jaguariaíva. Para contar com a parceria dos departamentos de educação de cada município, os gestores culturais iniciarão no próximo ano letivo as oficinas de resgate de seus contos e lendas. “Como já havíamos definido, estas oficinas serão realizadas com a população da terceira idade contando suas ‘histórias’ para crianças”, lembrou o coordenador da AMCG Cultura, secretário municipal de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, ressaltando a participação das escolas.
Em cada um dos 19 municípios que compõe a AMCG devem ser realizadas quatro oficinas intergeracionais. A partir delas é que serão definidas os contos e lendas que mais identificam cada localidade. “A princípio serão escolhidas duas de cada um dos municípios. Uma delas deve compor publicação da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e a outra será transformada em vídeo”, conta a diretora administrativa, Katiane Pires Ferancini, já adiantando que a Rede Massa irá produzir e veicular os vídeos com as lendas. “Como os vídeos do ‘Viaje pelos Campos Gerais’, que mostraram as potencialidades de cada um de nossos municípios, foram um sucesso, faremos novamente um quadro da região”, completa.
No município de Jaguariaíva, os gestores foram recepcionados pelo diretor do Departamento de Cultura, Vinícius Schadner Pereira. Além do prato típico do município, a Quirerada com Carne de Porco, que compôs o livro ‘Sabores dos Campos Gerais’, os dirigentes culturais conheceram projetos culturais e atrativos do município. No início da reunião, o Coral Plenitude e o Grupo Sonata Maragata fizeram suas apresentações. Este último proveniente da Escola de música mantida pela Prefeitura. “A arte é muito importante para os jovens. Na Escola desenvolvemos e encontramos talentos”, destaca o diretor, contando que frequentemente são disponibilizadas oficinas incentivar a participação.
Entre os atrativos culturais, os gestores da AMCG Cultura conheceram o Complexo Matarazzo, que abriga entre outros setores, o Cine Teatro Valéria Luercy, e o Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo. Conhecido pela população como ‘Palacete’, o local era residência do conde quando este vinha visitar sua fábrica. Já no ambiente natural, teve trilha com a Adventurous Friends Turismo & Aventura. Acompanhados pelo empresário e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Ornellas Filho, os dirigentes visitaram as Cachoeiras do Lago Azul e das Andorinhas. “Procuramos em cada município em que nos reunimos mostrar as potencialidades e fazer uma troca de experiências entre os integrantes da AMCG Cultura”, finaliza a assessora do setor na AMCG, Danielle Teixeira.