A equipe da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) esteve presente nesta semana em mais um encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental, desenvolvido pela Itaipu Binacional e pela Itaipu Parquetec. A reunião realizada no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa, reuniu representantes de municípios, instituições de ensino, movimentos sociais, organizações cooperativas, governos municipais e empresas.
Os Núcleos de Cooperação Socioambiental estão em consonância com as políticas do Governo Federal para promover a sustentabilidade, o desenvolvimento territorial e fortalecer a conexão entre a comunidade e o programa ‘Itaipu Mais que Energia’. Os núcleos são espaços de diálogo que tem como objetivo enfrentar coletivamente os desafios socioambientais de cada território, promovendo a governança participativa.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destaca a importância da ação liderada pela Itaipu para os Campos Gerais. “Por meio da elaboração de novas estratégias voltadas à sustentabilidade e também da promoção do diálogo entre os municípios, a Itaipu estimula ainda mais o desenvolvimento não só na nossa região, mas também em todo o Estado. São temáticas extremamente atuais e necessárias. Enquanto Associação, é preciso participar e fornecer o apoio necessário para que as ações também se tornem concretas. É uma parceria que consideramos fundamental para as nossas cidades”, destacou.
Diálogo e planejamento
A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, detalhou algumas das ações debatidas no evento. “Destaco a relevância do nosso encontro, onde tivemos discussões extremamente produtivas sobre as demandas dos Campos Gerais, como, por exemplo, geração de emprego e renda; e também a preocupação em torno da degradação da água. São pilares fundamentais para o crescimento econômico de nossos municípios e a preservação desse recurso vital para todos”, lembrou.
Katiane ainda explica que o encontro representou um momento de troca de ideias, alinhamento de estratégias e fortalecimento do compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. “Reforço a importância da parceria com a Itaipu Binacional, que tem sido uma grande aliada na implementação de ações sustentáveis em nossa região. A colaboração entre instituições é essencial para que possamos desenvolver projetos eficazes e duradouros, que tragam benefícios concretos para a população. Convido as demais prefeituras e entidades da nossa região para que participem do núcleo com o compromisso em transformar essas ideias em ações concretas para o bem de nossa região”, concluiu.
Entenda a proposta
Por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, a ideia é realizar um diagnóstico dos desafios locais; propostas de soluções; fortalecimento das redes comunitárias; ações de intervenções e discussão sobre iniciativas de educação ambiental. No momento, cerca de mil instituições participam do projeto. Durante este ano haverá oficinas, webinars, seminários, atrações culturais para a comunidade em geral, além dos encontros de formação e planejamento do próprio núcleo.
O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou a importância da iniciativa. "Os Núcleos são fundamentais para integrar as entidades locais e fomentar ações diretas de intervenção nas comunidades. Precisamos unir esforços e experiências para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a desigualdade social, promovendo uma verdadeira transformação em nossos territórios", afirmou.
Com informações da Itaipu Binacional
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.