AMCG

Notícias

AMCG debate patrimônio cultural e 'Roteiro da Fé' dos Campos Gerais

Diálogo entre secretários municipais e gestores de cultura colocou em pauta projetos e estratégias para fomentar o setor nos municípios da região

• 24/04/2025 14:04

A cidade de Ortigueira sediou, nesta quarta-feira (23), uma reunião promovida pelo Departamento de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), com o objetivo de fortalecer a valorização cultural e ampliar o debate sobre o turismo religioso na região. O encontro ocorreu no Centro Cultural Queimadas e reuniu secretários municipais de Cultura e gestores públicos dos municípios associados.

A programação do evento incluiu debates sobre a importância do patrimônio cultural, a sugestão de um novo 'Roteiro da Fé dos Campos Gerais', além de outras demandas e informes sobre a realidade do setor da região. A proposta de um novo roteiro integraria os principais atrativos e práticas religiosas dos municípios em um circuito regional, promovendo o turismo de experiência e o fortalecimento da identidade local.


Integração

Coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal destacou a importância do encontro como um espaço de construção coletiva. "A cultura engloba todos os aspectos que moldam o cotidiano da nossa sociedade. É fundamental que todos os municípios atuem com o objetivo de preservar os seus respectivos patrimônios culturais. Um roteiro de fé, religiosidade e devoção, sob a luz da cultura, seria um exemplo perfeito, uma vez que ajudaria a consolidar e divulgar ainda mais toda a identidade que faz parte dos Campos Gerais", avaliou.

O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, recepcionou os participantes e reforçou o papel da cultura como vetor de transformação. “A cultura é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos nossos municípios. Ela gera oportunidades, movimenta o turismo e valoriza o que somos. É uma honra para Ortigueira receber esse encontro tão importante. Agradeço à AMCG pela escolha da nossa cidade e pelo trabalho exemplar que tem feito na integração e na representatividade das 19 cidades dos Campos Gerais”, declarou.


Compromisso

A programação seguiu até o início da tarde e incluiu ainda uma visita técnica ao Véu da Noiva, um dos principais atrativos turísticos de Ortigueira. O evento reforçou o compromisso da AMCG com a cultura enquanto eixo estratégico de desenvolvimento regional, reunindo esforços para proteger o patrimônio material e imaterial dos Campos Gerais e ampliar sua visibilidade dentro e fora do Paraná.


Quem somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.



Compartilhe nas redes sociais: