Gestores e técnicos de 18 municípios da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) participam até esta quinta-feira do Curso de “Arborização Urbana” em Ponta Grossa na Associação de Engenheiros e Arquitetos.
O curso, constituído de aulas teóricas, e práticas com visitas em parques e praças da cidade é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), em parceria com a Companhia Paranaense de Eletricidade (COPEL), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Ministério Público (MP). O objetivo é planejar as cidades com base em todos os aspectos e critérios que evitem riscos e tragam maiores benefícios à vida da população.
Esta é a quinta edição do curso, que já foi realizado em outras regiões do Estado. Conforme dados da Sedu, somados os demais cursos, até o momento, já participaram 243 profissionais de 146 municípios do Paraná.
Para o presidente da AMCG, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, estas capacitações realizadas em prol dos municípios são muito importantes para a administração pública. “O planejamento deve ser feito em todas as áreas e situações. A arborização urbana também passa por este processo. Temos que deixar sim nossas cidades mais belas e sustentáveis, mas sem deixar de gerar uma harmonia na convivência entre pessoas, árvores e os equipamentos urbanos”, destacou.
Nesta quarta-feira, os engenheiros florestais José Volnei Bisognin, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e Luciana Leal, da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) realizaram palestras. A Copel também realizou a entrega do guia para municípios “Arborização de vias públicas” que traz informações sobre o tema ligado à energia elétrica.