AMCG

Notícias

AMCG ‘fecha’ agenda com empresários árabes

•10/03/2022 13:55

A primeira agenda da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) com empresários do mundo árabe nas empresas da região finalizou nesta quarta-feira. Em três dias, integrantes da comitiva visitaram 14 empresas de sete municípios. “Entramos em contato com empresas que têm interesse em exportar produtos para este mercado. A intenção, neste primeiro momento, foi apresentar uma gama de produtos da região para que os empresários possam expor aos Emirados Árabes”, explicou o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel.

Na quarta-feira, foram visitadas empresas de Castro, Arapoti e Piraí do Sul. “Foi uma agenda extensa, mas que, com certeza, irá gerar frutos para a região”, antecipa Jihad Abu Ali, diretor de assuntos internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que acompanhou empresários e AMCG durante as visitas. De descendência árabe, Jihad está atuando como “ponte” entre a Associação e os empresários de exportação e importação que estiveram em visita nos Campos Gerais. Ele também acompanhou o prefeito de seu município, Chico Brasileiro, durante visita da comitiva do Estado do Paraná aos Emirados Árabes na Expo Dubai no mês de outubro.

O presidente da AMCG se reuniu à comitiva nesta quarta-feira durante visita a Vapza Alimentos. “É uma empresa familiar, muito bem administrada e com produtos com uma qualidade fantástica”, avalia. A Vapza, empresa pioneira no Brasil na área da alimentação saudável e com mais de 100 produtos, já exporta seus produtos para 12 países, mas, no momento, ainda não está alcançando países árabes. A Castrolanda também esteve na rota dos empresários. Lá, o leite em pó seria o principal produto “de interesse” do mercado. A qualidade do produto foi destacada. “Somos a capital nacional do leite. Temos vocação e um produto de altíssimo nível”, exultou Fadel.

Em Arapoti, a cooperativa Capal, empresários da Apomel e da Medsonda foram visitados. O chefe de gabinete, Roney Schaskos, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luana Grockotzki Goulart, receberam a comitiva. A Capal apresentou sua linha de café aos empresários. Com o município de Arapoti se apresentando como maior produtor de mel do Brasil, a Associação expôs seu produto. “Conta com ampla capacidade de produção para exportar o nosso mel”, aponta Schaskos.

A última agenda ocorreu no município de Piraí do Sul. Lá, o prefeito e tesoureiro da AMCG Henrique Carneiro recebeu a comitiva e apresentou a empresa de biscoitos Leve Croc. Com uma linha de biscoitos low carb, a empresa deve expandir seus negócios em breve e assim chegar a novos mercados. “Nosso potencial é enorme. Com esta iniciativa da AMCG pretendemos levar para o mundo o que há de melhor em nossa região”, destaca o prefeito.

A agenda de quarta-feira contou com a presença do supervisor regional da certificadora Cdial Halal, Ali Belamri.



Compartilhe nas redes sociais: