AMCG

Notícias

AMCG inicia pesquisa para Diagnóstico Cultural

Em breve, a região dos Campos Gerais deve contar com um diagnóstico cultural. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) irá coordenar um trabalho de pesquisas junto aos seus 19 municípios para que a ação seja concluída por uma equipe de gestores culturais. Na sequência, o diagnóstico se tornará uma publicação e será utilizado para pesquisas na área bem como na elaboração de novos projetos para a região. “Este diagnóstico irá apontar tudo o que nossos municípios possuem – seja de infra-estrutura, produtores ou artistas culturais, – bem como as necessidades da área, que serão apontadas pela própria população de cada um dos municípios”, explica a assessora de cultura da AMCG, Danielle Teixeira. A publicação terá viabilidade através da Lei Rouanet, e não trará custos para as Prefeituras e para a AMCG.

Publicação semelhante foi realizada junto a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que conta com 22 municípios e uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes. “O diagnóstico traçou um perfil cultural da população da microrregião. O resultado apresentou seus gostos, hábitos e desejos culturais”, explicou o gestor cultural responsável pela publicação, Rogério Carnasciali, já antecipando o que poderá ser encontrado no diagnóstico dos Campos Gerais.

O assunto foi debatido e aprovado durante reunião da 2ª Regional de Cultura (AMCG Cultura) na tarde desta quarta-feira na sede da entidade em Ponta Grossa. O coordenador, Luiz Alberto da Silva, que também é o chefe da seção de promoções populares da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação de Telêmaco Borba, ressaltou a importância da região contar com o diagnóstico, já que o material irá colaborar para futuros projetos dos municípios e também da regional.

Com a presença de gestores de 13 municípios, o representante governamental da macrorregião dos Campos Gerais, Cirilo Barbisan, destacou que a região ainda deverá realizar o seu Plano Macrorregional. “O Plano Estadual já está disponível. Agora teremos que realizar este trabalho local”, contou, destacando que em Ponta Grossa, o assunto começará a ser debatido durante a 17ª Conferência Municipal da Cultura, agendada para ocorrer no final deste mês.

O encontro contou com a presença do novo presidente da Fundação Cultural de Ponta Grossa, o publicitário Fernando Durante. Ele ressaltou que as parcerias que podem ser realizadas entre os municípios através da AMCG Cultura. “Podemos ter atrações culturais acontecendo em várias de nossas cidades”, apontou, destacando um “intercâmbio” de artistas.

 


Compartilhe nas redes sociais: