AMCG

Notícias

AMCG participa de Congresso e recebe selo ODM

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) esteve presente na última quinta-feira no Congresso “As conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” realizado pelo Sesi Paraná em Curitiba. No evento, além de palestras sobre o tema, ocorreu a Mostra de Projetos dialogada e a premiação do Selo ODM 2015, que reconhece práticas de instituições pelo alcance dos Objetivos. A AMCG  participou da Mostra e ganhou o selo ODM pela Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, que este ano  realiza sua 8ª edição no dia 11 de outubro no Cine Teatro Ópera. “O Selo é o reconhecimento de que as metas do ODM não são abstratas. Estamos colhendo ações de instituições que compraram essa idéia”, explicou o oficial do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), Haroldo Carvalho, destacando que novos desafios estão por vir, com os ODS.

No painel realizado pela manhã, convidados abordaram as conquistas dos ODM que terão seu prazo encerrado ao final de 2015. Para o oficial do Pnud, no contexto brasileiro, o único indicador em que o país ainda não alcançou plenamente a meta idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi o ODM 5, que visa melhorar a saúde das gestantes. Mas ainda teve um avanço significativo levando em conta dados de 1991 a 2011 que apontam a queda de morte entre gestantes em 55%. “Para o pós-2015, os problemas e os desafios dos ODM permanecem, mas a nova agenda evoluirá para objetivos mais amplos”, explicou, completando que os ODS enfrentarão uma etapa mais ambiciosa. “O ODM era focado mais no social. O ODS encontrou um equilíbrio entre três dimensões: social, econômica e ambiental”, avalia Carvalho. Outra diferença entre o ODM e o ODS citada foi que o primeiro era focado mais aos países em desenvolvimento e que o pós-2015 deverá ser para todos os países, com “objetivos globais”.

Apesar de contar com metas mais ambiciosas, o oficial do Pnud destaca que as práticas mais simples podem fazer a diferença. Exemplo disso foram as centenas de projetos apresentados durante a Mostra Dialogada proveniente das mais diversas cidades do Paraná, além das 187 práticas reconhecidas através do Selo ODM 2015. Mas não foram somente as práticas do Paraná que foram destacadas no Congresso. Os Caçadores de bons exemplos (http://www.cacadoresdebonsexemplos.com.br/) apresentaram um pouco de sua experiência em práticas que mudam o mundo. Em seu site podem ser encontrados 1.185 bons exemplos encontrados de norte a sul do país. “Antes de sermos caçadores de bons exemplos nos perguntávamos qual o sentido da vida. Hoje sabemos que o sentido da vida é dar sentido a vida de outras pessoas”, simplificou Iara, explicando o que fez a mudança em sua vida e na vida de seu marido Eduardo.

Aqui todas as fotos do evento


Compartilhe nas redes sociais: