A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou na manhã desta sexta-feira do lançamento do Anuário Caminhos dos Campos Gerais produzido pelo Jornal da Manhã. A AMCG é uma das parceiras na realização do material, que este ano contou com o tema “Cidades em Transformação”. “O anuário é uma oportunidade que temos para mostrar que contamos com potencialidades que podem gerar riquezas”, afirma o presidente da AMCG, e prefeito de Ipiranga, Roger Selski, contando que este ano, a AMCG quis ressaltar o que os municípios têm de melhor no material do JM. Para isso, produziu um mapa da região e seus 19 municípios com ícones que demonstram o diferencial de cada um, e a capacidade de investimento dos Campos Gerais como um todo, com uma localização privilegiada, mão de obra qualificada, além de sua capacidade energética e hidrográfica.
Conforme o presidente da AMCG, materiais como o anuário só vêm a agregar o propósito da entidade, que busca o desenvolvimento regional por meio de investimentos que valham a pena. “Queremos crescer, mas crescer com qualidade”, explica. Para Selski, apesar do momento de crise que o país está vivenciando, e com poucos recursos para investir, a região continua em busca de alternativas. “Pretendemos proporcionar o melhor para nossos municípios e para a região como um todo”, destaca.
Para o diretor de redação do Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues, mesmo em tempos de crise a região não deixou de crescer. “Continuamos fomentando a vinda de novos investimentos. Os Campos Gerais não faz apenas parte da história do Paraná, mas é protagonista dela”, disse, destacando que o anuário se justifica para continuar este fomento. O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, confirma a utilização do material para prospectar investimentos. “Eu mesmo já entreguei o material para grandes industriais ao redor do mundo”, afirma, completando que o anuário é um instrumento para valorizar o que a região tem de mais importante.
O deputado federal Sandro Alex, destacou o tema “Cidades em Transformação”, lembrando de algumas das mudanças que a região já passou desde a 1ª edição do livro-anuário em 2000. “E espero que para o próximo, que será publicado em 2016, tenhamos novas transformações, com o aeroporto de Ponta Grossa já em funcionamento e as obras do Contorno Norte sendo feitas”, antecipa.
O deputado federal Aliel Machado também marcou presença no evento de lançamento. Ele disse que o anuário do JM acaba sendo um cartão de visitas da região dos Campos Gerais em seu trabalho em Brasília. “O material contribui muito para mostrar nossas potencialidades”, avalia. Como todos que discursaram no evento, Aliel citou o momento difícil que o país está passando. “É uma situação difícil, mas com a união de forças vamos conseguir superá-la. Os municípios dos Campos Gerais já vêm demonstrando diferenciação para lidar com a crise”, acredita.
A união dos Campos Gerais foi citada também por Marcelo Rangel, que ao discursar fez questão de agradecer aos prefeitos da AMCG por ajudá-lo em um momento complicado, que o município de Ponta Grossa passou na última semana decorrente das tempestades. “Os prefeitos nos auxiliaram encaminhando mantimentos e lonas para cobrir as casas”, contou.
Em nome dos patrocinadores do anuário Caminhos dos Campos Gerais, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), Nilton Fior, ressaltou o bom investimento no material do JM. “Aqueles que investem estão satisfeitos, e já são parceiros há vários anos”, comenta, já garantindo a parceria para 2016.