Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estiveram em audiência com o tenente-coronel Edmauro Assunção na tarde desta sexta-feira para solicitar ações que demandem maior efetividade quanto à segurança da região. O tenente assumiu recentemente o comando do 4º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que compreende 70 municípios do Paraná, entre eles os 19 da AMCG. Desde que assumiu a AMCG, o prefeito Marcio de Mattos vem destacando as questões de segurança, quanto a capacidade e o real efetivo que atua nos Batalhões. “Temos que nos unir para tentar angariar soluções”, destacou.
Conforme o comandante a defasagem no efetivo existe, mas os municípios podem ajudar com algumas ações. “Como a instalação de câmeras de segurança, ou até mesmo uma melhor iluminação”, disse, respondendo a uma das maiores ‘cobranças’ de todos gestores: a falta de policiais, principalmente nos municípios menores.
Hoje, o 4º CRPM conta com defasagem de 36% no efetivo, sendo somente no Batalhão de Telêmaco Borba 50% a defasagem. Para minimizar a falta de pessoal, o tenente-coronel antecipou que o governador do Estado, Ratinho Junior, realizará concurso público para a contratação de 2.542 novos agentes. “O secretário de segurança disse que sairá edital este ano”, apontou.
Durante a sua explanação, o tenente-coronel mostrou os números, tanto de efetivo quanto de operações atendidas. “Procuramos resolver as situações com tecnologia e monitoramento”, explicou, citando as 157 mil ocorrências atendidas em 2018. Assunção citou ainda a distância geográfica de apoio grande que há entre os municípios do 4º CRPM. Para isso conta também com o apoio da população para ajudar. “Vamos lançar o aplicativo 190 para facilitar o contato da sociedade, que poderá nos enviar fotos e vídeos”, ressaltou, lembrando que o app está em fase de aplicação. Além do aplicativo, o comandante antecipou a centralização do 190, que irá liberar mais policiais, além de uma aeronave de apoio para a região.
Um dos assuntos abordados durante a audiência foi retomar a solicitação de transformar o Batalhão do município de castro, uma Companhia Independente. “Há um estudo técnico com parecer favorável. Mas essa demanda deve ser retomada, já que depende de decreto do governo”, disse o comandante falando dos benefícios, como uma autonomia e um efetivo maior, “mas em médio prazo”.
Participaram da audiência, os prefeitos de Telêmaco Borba, Marcio de Matos; de Ipiranga, Luiz Blum; de Ortigueira, Lurdes Bannach; de Jaguariaíva, Juca Sloboda; de Imbaú, Lauir de Oliveira; de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini; de Ventania, Helly Santiago e de Arapoti Nerilda Pena. Representantes da Prefeitura e do Conselho de Segurança de Carambeí , além de vereadores de Jaguariaíva estiveram presentes.