A 4ª edição do Livro-Anuário “Caminhos dos Campos Gerais – Aqui tem Oportunidades” ocorreu simultânea a reunião mensal dos prefeitos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou na manhã desta sexta-feira do evento de lançamento do livro-anuário “Caminhos dos Campos Gerais – Aqui tem Oportunidades”. A reunião mensal dos prefeitos ocorreu de forma simultânea à solenidade, e contou com a presença de doze gestores da entidade. Para a presidente da AMCG e prefeita do município de Tibagi, Ângela Mercer de Mello, o Anuário vêm ao encontro da meta traçada em sua gestão. “Integrar os municípios e desenvolver a região. Este material vem agregar não só os 18 municípios da AMCG, mas os 26 que fazem parte dos Campos Gerais”, apontou durante seu discurso acrescentando que esta integração deve ocorrer para que as oportunidades cheguem a todos. “Oportunidades de emprego, qualidade de vida e realizações”, finalizou.
Para o diretor de redação do Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues, em um momento em que a região disputa grandes investimentos, o Anuário atua como uma ferramenta em favor dos Campos Gerais. “Nossa região é um celeiro de oportunidades, uma referência em todo o Estado”, avalia, lembrando que a medida que os municípios ganham as oportunidades, os desafios dos gestores aumentam, seja na área da habitação, da saúde e da educação.
O esforço conjunto dos prefeitos pela vinda de recursos foi citado no discurso do vice-presidente da AMCG e prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, “Vivemos este momento de prosperidade devido a nossa união”, apontou.
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), juntamente com a Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Governo do Paraná, Fomento Paraná, Prefeitura de Ponta Grossa, CCR Rodonorte, Viação Campos Gerais (VCG) e Grafibras atuou como realizador da 4ª edição do livro-anuário do Jornal da Manhã.
Após o lançamento, a AMCG deu seqüência a reunião mensal dos prefeitos. A Copa de Futebol da AMCG Esportes, o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sisan) e também a busca de recursos através de convênio com os Ministérios pautaram o encontro dos prefeitos.
Para esta busca de recursos junto ao Governo Federal, a proposta foi pela disponibilização de técnicos às Prefeituras através de parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais. Segundo os prefeitos, hoje, a maior parte dos recursos provenientes da união às Prefeituras é destinada através de emendas parlamentares, mas conforme o convidado da reunião, João Augusto Branco Cobra as verbas podem ser buscadas junto aos Ministérios através de convênios. Cobra, que já atuou na Comissão de Orçamento da Câmara Federal, pretende passar sua experiência aos gestores da região dos Campos Gerais.
Para o prefeito do município de Castro, Reinaldo Cardoso, esta consultoria é muito importante para os municípios, principalmente para os pequenos, que tem maior dificuldade no contato com parlamentares. “Nós estamos perdendo bilhões”, avalia. Conforme Reinaldo, os valores das emendas parlamentares muitas vezes não chegam a sua totalidade. “Somente 30% delas”, estima.
Copa de Futebol
O coordenador da AMCG Esportes, Hélio Saldanha Junior levou aos prefeitos a proposta de realização de uma Copa de Futebol. “Seria realizada entre os 18 municípios da Associação e com transmissão ao vivo da Rádio CBN”, antecipou. Segundo o coordenador a Copa já vem sendo realizada no litoral. “É mais uma forma de divulgar os nossos municípios”, avalia.
Além da divulgação, a Copa de Futebol poderia ser a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. “Hoje, não são todos os municípios da região que participam desta competição. Poderíamos levar mais equipes com a Copa”, comenta Hélio, acrescentando ainda que o evento seria um estímulo aos jovens para a prática esportiva. O projeto será apresentado para os dirigentes do Esporte na próxima reunião do grupo, agendada para o dia 4 de setembro no município de Ventania.