O subchefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, esteve na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no final da tarde de quarta-feira. Os prefeitos da região estavam reunidos para tratar de assuntos relacionados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSaúde) e aproveitaram a presença do representante da Casa Civil para tirar dúvidas a respeito do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). “O prazo limite para a realização dos pagamentos é de 30 dias”, garantiu Guto.
Várias Prefeituras da região – como Arapoti, Carambeí, Ventania, Tibagi, Piraí do Sul e Ortigueira – assinaram convênios do PAM e ainda não tiveram a liberação dos recursos. Juntos, os municípios deverão receber mais de R$ 2 milhões a fundo perdido para realização de obras e melhorias em seus municípios.
Durante o encontro, o subchefe se comprometeu a agendar reunião dos prefeitos com o governador Beto Richa e o secretário de saúde, Michele Caputo Neto na próxima semana. “Queremos tratar de assuntos referentes ao Centro Regional de Especialidades que será construído em Ponta Grossa”, contou o presidente do CIMSaúde e prefeito do município de Castro, Reinaldo Cardoso.
A previsão – após a entrega de todos os projetos – é de que a obra seja entregue em 15 meses. Com todos os prazos atendidos, a construção do Centro Regional de Especialidades e a compra de equipamentos serão garantidos através de recurso do Estado da ordem de R$ 10 milhões.
Participaram da reunião de quarta-feira onze prefeitos da AMCG e secretários de saúde de alguns municípios. Na ocasião foi apresentado também um balanço das ações do Consórcio. Nos últimos dois meses o CIMSaúde contabilizou 2.023 consultas médicas especializadas,a maior parte delas na área de cardiologia.
Após encontro, os prefeitos foram prestigiar a palestra do secretário de Estado de Infraestrutura e logística, José Richa Filho. O evento faz parte do Fórum Empresarial realizado pelo jornal Diário dos Campos em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg).
Fotos em www.facebook.com/media/set/