O projeto ‘Contos e Lendas’, desenvolvido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), está disponível online. O conjunto de livros resgata histórias curiosas e também assustadoras de cada uma das 19 cidades que fazem parte da região. Os ‘causos’ reunidos pela equipe da AMCG Cultura ainda em 2019 estão presentes na essência de cada município, reunindo memórias que são passadas de geração em geração.
A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, lembra do processo produtivo e destaca a colaboração de todos os municípios que participaram da elaboração. “Foi uma experiência muito interessante, que contou com o apoio de muitas pessoas ligadas ao setor cultural da nossa região. Por meio desse projeto, conseguimos manter viva uma parte importante da história e da cultura existente em todas as cidades. Agradeço a todos que contribuíram com o projeto”, destacou. Conheça abaixo alguns dos contos e lendas dos Campos Gerais.
Criatura de Ivaí
Há muitos anos, as famílias lavavam suas roupas às margens do Rio Ivaí. Uma das crianças brincava pela região e subiu em uma das árvores, onde avistou uma espécie de ninho. Dentro dele, estava uma criatura assustadora e deformada. Ela tinha cabelos cor de fogo espetados para cima, pés virados para trás, dentes longos e afiados. O ser misterioso era conhecido por sequestrar bebês na cidade de Ivaí e até hoje nunca foi encontrada.
Ipiranga e a noiva do Lustosa
Um casal apaixonado teve sua história de amor interrompida por uma tragédia. A caminho de seu casamento, o carro que transportava a noiva se chocou contra um caminhão desgovernado na localidade de Lustosa Arroio Grande, em Ipiranga. Os moradores alegam que até hoje ela espera seu amado sentada em uma pedra, com o mesmo vestido utilizado no dia em que foi morta. Um véu negro cobre seu rosto. A lenda diz que, ao seu lado, fica um grande pote de ouro. Aquele que o aceitar, também terá a companhia da noiva pelo resto de seus dias.
Serpente Guardiã de Castro
Uma das lendas mais curiosas envolve o tropeirismo e a origem do município de Castro. Devotos de Nossa Senhora Sant’Ana, os viajantes oravam para a avó de Jesus pedindo pela proteção das tropas. A imagem foi fixada no altar principal da Igreja Matriz, em frente ao Rio Iapó. Mesmo com a proteção divina, outra história preocupava os tropeiros. Segundo eles, uma gigantesca serpente de sete cabeças vivia dentro do rio e está hoje adormecida. Conforme a lenda, caso algum pecador mexa na senta ou tente roubá-la, o monstro acordará e causará um enorme terremoto, destruindo todo o município.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.