AMCG

Notícias

AMCG se une à ‘Estratégia ODS’ nesta sexta

•17/03/2022 12:15

Prefeitos e Prefeitas da região dos Campos Gerais já podem aderir ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e ao Programa Cidades Sustentáveis

Castro vai sediar o quarto encontro regional “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”, para fomentar a implementação em nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. O evento presencial, com a participação de Prefeitos(as) das cidades da região dos Campos Gerais do Paraná, será realizado nesta sexta-feira em Castro.

O evento é fruto do Acordo de Cooperação dos cinco motores para sustentabilidade no Estado do Paraná (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná- Cedes, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado do Paraná - SEDU, o Paranacidade,  a Associação dos Municípios do Paraná - AMP, o Programa Cidades Sustentáveis - PCS e a Frente Nacional de Prefeitos- FNP) e com as parcerias estratégicas da  Prefeitura de Castro e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O objetivo do evento é apresentar as estratégias desenvolvidas pelo Estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos ODS. 

A programação contemplará a apresentação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e uma série de ferramentas facilitadoras para implementação dos ODS. Prefeitos e Prefeitas da região serão convidados a aderirem ao Programa Cidades Sustentáveis e ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, e à  Estratégia Paraná de Olho nos ODS. 

Carta compromisso: 

Esses compromissos possibilitam o acesso dos municípios à diversas ferramentas e metodologias para a implementação dos ODS, apoio técnico, acesso à Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, além do apoio técnico a um planejamento urbano integrado e inclusivo, maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública. É também uma oportunidade para o município ser referência na implementação dos ODS, entregando uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável.  Confira.

Acordo de Cooperação com o Governo do Estado do Paraná 

Paraná é o primeiro estado a integrar o projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. O acordo de cooperação foi assinado em setembro de 2021. 

O presente Acordo de Cooperação visa, entre diversas ações:

I - Apoiar e auxiliar, de forma conjunta, os municípios do Estado do Paraná na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS);

II - Articular, organizar e realizar eventos públicos com a participação de Prefeitos e

Prefeitas dos municípios do Estado do Paraná, com o objeto de sensibilizá-los(as) para aderirem à Agenda 2030 e seus ODS; aos projetos e ações da Estratégia Paraná de Olho nos ODS; ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS); e à Estratégia ODS, por meio das assinaturas aos Termos de Compromisso do Estado e Cartas de Compromisso;

III - Oferecer gratuitamente conteúdos, ferramentas e metodologias para avançar na implementação dos ODS em nível local.

O projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS” é coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a FNP e a Agenda Pública, com cofinanciamento da União Europeia. 

A “Estratégia ODS” é uma rede de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos locais, que tem, entre seus objetivos, ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil. Acesse 


Compartilhe nas redes sociais: