A chuva da tarde de ontem não atrapalhou a programação regional da Semana da Tocha Olímpica na região dos Campos Gerais. Na segunda-feira as atrações foram do município de Ponta Grossa e na terça a Fanfarra e Escola de Bailado de Carambeí fizeram suas apresentações. Devido a chuva, o show foi realizado dentro do Terminal Central de ônibus. E nesta quarta-feira tem mais apresentação cultural.
Hoje quem vem a Ponta Grossa são os artistas do município de Ortigueira. A Fanfarra, o Balé, e o Baterista mirim, Leonardo Constancio de 12 anos, são as atrações. O pequeno baterista vem fazendo sucesso em suas apresentações e já é conhecido e toda a região. Caso a chuva volte a ocorrer, as apresentações serão novamente no Terminal. Já na quinta, Telêmaco Borba mostra o show de sua banda marcial.
Na sexta-feira é o grande dia em Ponta Grossa, data em que acontece a passagem da tocha pelo município. Até esta quarta-feira, a tocha já passou por 234 municípios brasileiros e foi conduzida por 1.037 pessoas.
Em Ponta Grossa a chegada da tocha está agendada para às 16 horas no Parque Estadual de Vila Velha. Após trajeto percorrido dentro do parque com cinco condutores, a tocha segue de ônibus para a Prefeitura de Ponta Grossa – com previsão de chegada às 17 horas, e segue trajeto até o Parque Ambiental de Ponta Grossa. O trajeto é de 12 quilômetros (confira no mapa). Em frente a Prefeitura, prefeitos e personalidades da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) devem estar presentes. No total, 65 condutores farão o revezamento em Ponta Grossa.
Após passar por Ponta Grossa, o município de Castro receberá a tocha olímpica. Lá a chama olímpica chega no dia 16 de julho e deverá percorrer cerca de 4.200 metros, sendo revezada por 20 condutores. Em Castro, o ponto de partida da tocha é na rua Dário de Macedo na Vila Santa Cruz, em frente a unidade de saúde do Bom Jesus, seguindo até a Prefeitura municipal e depois pela Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, chegando a Rua Major Otávio Novaes. A próxima parada é na praça Manoel Ribas contornando pela rua General Osório até chegar a Igreja Matriz. Em seguida a tocha segue para a rua Santos Dumont com cerimônia de encerramento no Parque Lacustre.
O revezamento da tocha se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.