No último dia 07, representantes das cidades de Castro, Carambeí, Sengés, Piraí do Sul e Arapoti assinaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Caminho Certo. Ele tem por objetivo a recuperação de estradas rurais por meio de convênio com o Governo do Estado. “Desde o início desta gestão buscamos a articulação e o fortalecimento político para que este consórcio fosse firmado” afirma o chefe de gabinete, Washington Luis Pietrochinski.
O projeto prioritário do Caminho Certo é a implantação do programa estadual Patrulha do Campo, que disponibiliza aos consorciados maquinário para a melhoria das estradas rurais. São cinco máquinas no total, sendo uma escavadeira, uma patrola, uma pá-escavadeira, um trator esteira e um rolo compactador. Também são disponibilizados cinco caminhões basculantes, um caminhão comboio e uma pick-up.
De acordo com Braz Rizzi, prefeito municipal, foi decidido que Arapoti será a primeira das cinco cidades a receber os equipamentos. “Ficamos muito satisfeitos com isso, já que temos cerca de dois mil quilômetros de estradas para recuperar e o escoamento de nossa produção e boa parte do transporte escolar depende disso”, complementa.
Para manutenção e custeio da Patrulha, cada cidade integrante do consórcio deverá repassar no 20º dia útil de cada mês a quantia de R$ 20 mil. Os valores são referentes a 45 dias de trabalho, com oito horas de jornada cada. Caso haja hora-extra será cobrado R$ 750,00 do município. “O importante é acelerar este trabalho e promover um maior desenvolvimento da nossa cidade. Queremos concluir a reparação até o final do mandato”, afirma Braz Rizzi.