O Banco Regional de Desenvolvimento Sul (BRDE) convidou prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e empresários de cooperativas para participar de uma Rodada de Negócios na manhã desta sexta-feira durante a Agroleite. O diretor de operações, Wilson Bley Lipski apresentou algumas soluções nas quais os municípios podem contar com o BRDE. “Queremos ser um agente relevante de desenvolvimento”, disse.
Estruturação de Parcerias Público-Privadas, Aceleração de Startups, Fundos de Investimento e Inovação foram algumas das áreas apresentadas, e que podem contar com parte dos R$ 300 milhões de investimento do BRDE previsto para o poder público neste ano. Conforme, há diversas possibilidades, mas a intenção é entender o que cada Prefeitura necessita. Para isso propôs uma aproximação com os municípios da região. “Precisamos entregar o crédito de forma customizada. No Paraná temos 399 potencialidades”, destacou Lipski, citando que cada município conta com uma especificidade.
Para o presidente da AMCG, o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos é essencial esta customização para as linhas de crédito. “A nossa região é muito diversa e precisa de várias frentes. Nossas cidades contam com propensões diversas que precisam ser exploradas”, avalia.
O BRDE propôs a realização de Rodadas de Negócios nos municípios da região também com a participação dos empresários locais. “Vamos levar nosso portfólio”, garantiu o diretor de operações do BRDE, destacando que é possível realizar a transformação social de uma população por meio de crédito.
Uma das linhas do BRDE, conforme Lipski, é para projetos de iluminação pública nos municípios, por meio dos painéis fotovoltaicos. “Gera sustentabilidade, economia, e o equilíbrio. Todo o que a Prefeitura gasta, ela mesma produz”, destaca.
Além do BRDE, a Fomento Paraná realizou apresentação de sua atuação no Estado. A Fomento atua com linhas de crédito públicas e também para o micro e pequeno empreendedor. O assessor de mercado Jonny Stica citou algumas ‘transformações’ concretizadas com o apoio da Fomento Paraná. “Uma senhora nos procurou por um crédito para a compra de uma vaca. Ela tinha como renda somente o bolsa família e queria ter nova alternativa de renda. Hoje já comprou uma segunda vaca, e vive de sua atividade”, citou.Também participaram da Rodada de Negócios os prefeitos de Ortigueira , Lurdes Bannach; de Arapoti, Nerilda Pena e de Ventania, Helly Santiago, além de representantes do município de Carambeí.