O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), prefeito de Jaguariaíva José Slobodá esteve reunido na manhã desta terça-feira com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Adriano Borges Resende para tratar sobre a reestruturação dos serviços da instituição e o atendimento aos municípios. “Estive com o Adriano e também recebi ligação do vice-presidente de Governo da Caixa, Roberto Derziê, e ambos garantiram a manutenção dos serviços da superintendência regional”, contou.
A notícia de fechamento da Unidade de Governo da Caixa Econômica Federal foi veiculada pela mídia nos últimos dias e gerou repercussão negativa entre gestores e políticos da região, já que o órgão atua como facilitador para a liberação de recursos e convênios do Governo Federal.
Conforme Sloboda, a informação repassada no encontro desta terça é que está havendo uma reestruturação da Caixa em todo o Brasil há dois anos, mas que os serviços da Superintendência Regional dos Campos Gerais serão mantidos com o atendimento aos 67 municípios. “Os serviços com a Gerência de Governo (Gigov) e com a Gerência de Habitação (Gihab) serão mantidos, e já obtive a informação de que novos serviços serão prestados”, adianta o presidente da AMCG, que deve, juntamente com a Caixa, repassar informações aos demais prefeitos em reunião no próximo dia 4 de agosto no município de Telêmaco Borba.
As finalidades de financiamento que devem ser apresentadas serão ‘Avança Cidades’ -Modalidades Saneamento para Todos e Pró-Transporte, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), além da Assessoria Caixa para os Municípios em PPP – Parceria Público Privada.
Além do presidente da AMCG estiveram presentes no encontro os prefeitos de Castro, Telêmaco Borba, Irati e Guarapuava. “Tivemos a garantia de que o atendimento aos municípios não será impactado, já que a nossa superintendência regional conta com um trabalho consolidado e é referência no país”, contou o presidente da AMCG.