Das 59 Prefeituras Municipais que aderiram ao Movimento Nós Podemos Paraná, onze são da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Os números foram apresentados durante a Oficina de Capacitação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na última sexta-feira. Conforme a articuladora do Serviço Social da Indústria (Sesi), Priscila da Luz Vieira, é importante o engajamento das Prefeituras junto ao Movimento que articula o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Estado. “Buscamos a integração de ações de desenvolvimento nos três setores, público, privado e organizações não governamentais”, destaca lembrando que com as demais instituições, o Paraná contabiliza 208 adesões ao Movimento.
Para a articuladora a participação no Movimento é facilitada pela comunicação entre os setores, pela agenda de desenvolvimento mundial, com atuação em 190 países, e pela agenda clara de metas. Através do Movimento, as organizações podem monitorar os avanços dos indicadores de desenvolvimento. “Muitas pessoas desconhecem, mas através do portal odm (www.portalodm.com.br) podemos acessar todos os indicadores, bem como gráficos e textos explicativos de cada município e fazer comparativo entre eles”, conta.
Durante a Oficina, os gestores tiveram acesso aos indicadores de seus municípios e puderam avaliar o seu desempenho. “Com base nestes dados, as Prefeituras podem verificar seus acertos e suas falhas”, explica Priscila.