AMCG

Notícias

Campos Gerais e Vale do Tibagi debatem Inovação em Seminário

• 29/08/2019 17:06

Representantes dos Comitês Territoriais dos Campos Gerais e do Vale do Tibagi (região de abrangência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais) estiveram participando nesta quarta-feira de evento realizado pela regional de Irati do Sebrae. O Seminário de Ambiente de Negócios teve como foco Inovação e Liderança e reuniu secretários municipais, agentes de desenvolvimento, prefeitos e lideranças de diversos municípios, entre eles os da AMCG . Lá eles foram apresentados à boas práticas que estão sendo aplicados na gestão pública e o que pode ser feito em prol da população com o conceito das ‘Cidades Inteligentes’. “O plano é mostrarmos o norte do desenvolvimento dos municípios para os gestores”, disse o gerente da Regional Centro do Sebrae no Estado, Joel Franzin.

Os cases de Ponta Grossa, com a implantação da Sala Digital do Empreendedor; e de Guarapuava, intitulado ‘Guarapuava Empreendedora’ foram apresentados. O primeiro, que rendeu o Prêmio de prefeito empreendedor do Sebrae a Marcelo Rangel, na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, foi apresentado pela coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani. “Mapeamos as dores que tínhamos no atendimento das Salas do Empreendedor e propusemos soluções”, explicou.

O Guarapuava Empreendedora foi apresentado pelo prefeito municipal Cesar Filho. “Promovemos a desburocratização para abertura de empresas”, revela, contando que antes do programa um empreendedor deveria passar por cinco locais da Prefeitura Municipal antes de conseguir abrir o seu negócio.  “Temos facilitar o processo e não desestimular empresários”, disse.

Após painel de discussão, os participantes assistiram palestras sobre Inovações e suas aplicações na gestão pública. O especialista em inovação Marcelo Pimenta  e o engenheiro Silvio Barros explanaram sobre a ‘construção’ de cidades inteligentes. Para Pimenta, os municípios devem focar nos elementos que os diferenciam para se desenvolver, como a Economia Criativa, por exemplo. Já Barros, mostrou diversos exemplos de tecnologias que estão sendo executadas em busca das Cidades Inteligentes. “Muitas pessoas avaliam como sendo do futuro, mas esta transformação já está acontecendo”, destaca, exemplificando com o uso da robótica que vem sendo utilizada em diversos segmentos.

Comitês Territoriais

Os Comitês Territoriais dos Campos Gerais e do Vale do Tibagi compreendem os 19 municípios da AMCG. Com participantes de diversos segmentos, - público, universidades e associações -, desde o último ano vem planejando estratégias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: