AMCG

Notícias

Campos Gerais tem seis municípios em Circuito Histórico

• 07/08/2020 15:45

Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa e Porto Amazonas integram o Circuito das Cidades Históricas do Paraná, projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alep/PR) na última semana. De autoria do deputado Rubens Recalcatti, o projeto tem como objetivo identificar, roteirizar e dar visibilidade ao conjunto de cidades que fizeram parte da formação do Estado. “São municípios que contam com forte apelo histórico e com condições de receber os turistas nessa retomada”, avalia o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda.

A princípio, o projeto contemplava cinco municípios da região. Após solicitação da Adetur Campos Gerais, Jaguariaíva foi inserida no Circuito. “Verificamos a importância de tal inclusão pelo riquíssimo patrimônio conservado, em especial, referente a chegada de imigrantes italianos, com a contribuição no desenvolvimento do município e da região”, apontou a solicitação. Além de Jaguariaíva, os municípios de Piraquara e Quatro Barras foram inseridos na proposta. Ainda integram o Circuito, Antonina, Campo do Tenente, Curitiba, Lapa, Morretes e Rio Negro.

Após a aprovação, os municípios iniciam outra fase do projeto, como definição do traçado, implantação de sinalização, além do mapeamento e divulgação dos atrativos. Na tarde desta sexta-feira gestores de turismo e empresários participaram do 1º Congresso Técnico da “Lei Recalcatti”. “Temos que valorizar nossa região, mostrando os produtos”, aponta o profissional do turismo Márcio Assad, idealizador do programa Cidades Históricas do Paraná.

A identidade paranaense é um dos focos do projeto. “Temos muito a mostrar, como o caminho das tropas e as expedições pelo Rio Iguaçu, por exemplo”, aponta Assaad, lembrando que a economia deve ser alavancada com a retomada do turismo regional. “Sabemos que o início se dará com viagens mais curtas, e as chamadas personal travel. Nosso circuito vem ao encontro disso”, avalia o idealizador.


Compartilhe nas redes sociais: