O município de Carambeí foi um dos primeiros a assinar protocolo de intenção para participar do novo Consórcio Público Intermunicipal. O prefeito Osmar Blum garantiu participação durante o Governo 5.0 em Foz do Iguaçu. O Ciedepar tratará assuntos da educação e ensino do Paraná. "A princípio, em 2021, atenderemos apenas 35 municípios", conta o assessor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) - entidade proponente do consórcio, Jacir Machado.
Este número será aumentado gradativamente, assim que o Consórcio vá se estruturando. "A intenção é atender todos no apoio à gestão de Educação", antecipa Machado, destacando que nesse primeiro momento os municípios pequenos serão atendidos.
Questões como FNDE, Plano de Ações Articulados, Fundeb, Conselhos Municipais devem ser geridas pelos técnicos do novo Consórcio. "Além do Consórcio pensar junto dos municípios a questão da gestão, o apoio para prestação de contas é essencial", explica Osmar Blum. A economia quanto às compras conjuntas de materiais escolares, por exemplo pesou na decisão da Prefeitura. "Isso vai gerar economia aos cofres públicos", destaca.