O primeiro município da região dos Campos Gerais a receber o projeto “Eu Quero Mais! de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” será Castro. O encontro acontece nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 8h30 no Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva. O projeto é uma parceria do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais, Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Serviço Social da Indústria (Sesi). Em Castro, quem está comandando a ação é a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. “Convidamos mulheres que tem perfil de liderança no município para participar do projeto”, conta a secretária Damisa Martins Gomes.
O “Eu Quero Mais” deve atingir os 19 municípios que compõe a AMCG. “A idéia é realizar oficinas em cada um dos municípios e identificar líderes para que no futuro seja formado um Comitê da Mulher dos Campos Gerais”, explica a coordenadora do projeto na Associação, Luciane Rosas Rodrigues.
Nesta primeira etapa do projeto serão aplicadas oficinas sobre o empreendedorismo. “Vamos aplicar com as participantes a oficina ‘Aprendendo a Empreender’ para mostrar para estas mulheres o poder que elas tem de mudança e realização de ações”, antecipa a coordenadora do ‘Eu Quero Mais’ no Sesi, Glaucia Wesselovicz. A partir daí, serão aplicadas, conforme a demanda dos municípios, oficinas e palestras sobre o “Arranjo Educativo Local” e a “Participação Feminina na Política”.
Os temas das Oficinas foram escolhidos devido aos dados coletados através do Portal ODM. “Na região dos Campos Gerais a média de participação das mulheres no mercado de trabalho é de 37,5%, sendo que as que trabalham recebem em média 17% a menos que os homens na mesma função. Entre as mulheres que possuem nível superior este valor salta para 53,4%”, enumera Luciane, destacando que o objetivo é que a execução do projeto reflita positivamente nos dados da região.
Quanto a política, o portal aponta que na região somente 9,9% dos vereadores eleitos são do sexo feminino, e dos 19 municípios da AMCG há oito que não elegeram nenhuma mulher na Câmara de Vereadores. A proporção de mulheres que foram eleitas para as Câmaras de Vereadores no estado foi de 11,4%. Quanto à eleição de mulheres nas Prefeituras, o percentual da região é um pouco maior que do Paraná, enquanto no estado apenas 9,7% dos municípios tiveram prefeitas eleitas, na região este percentual alcançou 15,7%.
Parcerias
Para elevar a autoestima das participantes, o Núcleo ODM firmou parceria, no município de Castro, com o Senac. A entidade irá disponibilizar uma instrutora de beleza para ensinar alguns truques da automaquiagem às mulheres presentes.