O Centro Regional de Especialidades de Telêmaco Borba (CRE/TB) completa um mês de funcionamento nesta quinta-feira, dia 12. Atendendo com dez especialidades (endocrinologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cardiologia, reumatologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, dermatologia e psiquiatria), mais de 1.400 consultas foram realizadas no período.
Uma delas foi do filho de Janaína Oliveira, Otávio que precisava de um otorrinolaringologista. Com problema de respiração, ela foi a Unidade de Saúde, consultou com o clínico geral e no prazo de 15 dias já estava com a consulta marcada. “Eu achei que demoraria muito mais tempo, mas consegui marcar para 15 dias e isso me deixou mais tranquila, pois meu filho está respirando muito mal, principalmente quando dorme”, falou Janaína.
Patricia Boaventura, da Vila Esperança, aguarda por uma cirurgia. Com problemas nas vias respiratórias, ela está em tratamento há mais de dois anos. “Vou consultar e espero que agora com o Centro, o médico encaminhe minha cirurgia. Patrícia contou que o filho também tem o mesmo problema e que precisa ser tratado.
A responsável pelo CRE/TB, Elisangela Rezende Saldivar, disse que a demanda reprimida por vagas não existe mais. “Estamos atendendo todos os pacientes que estavam na fila de espera”, enfatizou. Elisangela destacou que desde a implantação do Centro, as consultas são agendadas e a espera não é maior que 15 dias. Os pacientes encaminhados de outros municípios também já estão sendo atendidos. “Temos agendado consultas para pessoas de Tibagi, Ortigueira, Ventania e outros municípios”.
Na área de psiquiatria, de acordo com Elisangela, existiam pessoas aguardando uma consulta há dois anos. “Desde o funcionamento atendemos 150 pessoas que esperavam pelo atendimento”, frisou. O profissional contratado também vai atender os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A coordenadora do CAPS, enfermeira Amanda Batista Santarosa, destacou a importância do psiquiatra. “Os pacientes com transtorno mental de moderado a grave voltaram a receber o tratamento do psiquiatra no CAPS”, declarou. Outra facilidade destacado por Amanda é com relação a laudos que os pacientes precisam. “Fica mais fácil a liberação com o psiquiatra atendendo”, frisou.
Sonho concretizado
A implantação do CRE/TB era uma meta da Administração para melhorar o atendimento à população. O secretário Geral de Gabinete disse que a luta pela implantação do serviço foi uma vitória. “Foram muitas viagens e muita briga para conseguirmos trazer o Centro para Telêmaco Borba, mas já estamos colhendo os resultados”, avaliou o secretário enfatizando os benefícios para a população que, desde a implantação não precisa mais se deslocar para outras cidades para consultas com especialistas e exames. Altamir comentou que os Tratamentos Fora do Domicílio (TFD) já estão sendo reduzidos e a estimativa é que com o funcionamento do CRE apenas 20% dos pacientes precisem ir para outros municípios em busca de uma especialidade. “Estamos concretizando um sonho e uma determinação do prefeito Gibson”, assegurou.
Exames
O CRE trouxe mais uma vantagem para a saúde do município. A fila de espera por exames também foi eliminada. “São dois laboratórios conveniados que estão prestando atendimento e conseguimos acabar com a espera por exames”, ressaltou Elisangela.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Souza, o Centro de Especialidades está alcançando os objetivos propostos. “Entre nossas metas está a reduzir as TFD e eliminar as demandas por consultas eletivas e exames conseguindo melhorar a qualidade nos atendimentos”, pontuou o secretário.
O CRE funciona como uma subsede do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIM-Saúde) e atende também os municípios de Tibagi, Ventania, Reserva, Imbaú, Ortigueira e Curiúva.
Consultas
Ginecologia – 130
Urologia – 190
Otorinolaringologia – 280
Psiquiatria – 148
Oftalmologia – 130
Ortopedista – 70
Reumatologista – 87
Endocrinologista – 191
Cardiologista – 230