Com a presença de lideranças de todo o Estado, foi empossada na tarde de ontem em Jaguariaíva a nova diretoria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Apesar dos reflexos da crise estar repercutindo diretamente na nova gestão dos municípios, a expectativa é que a AMCG colabore e mostre soluções para aumentar a arrecadação das Prefeituras.
O novo presidente da Associação, o prefeito de Jaguariaiva José Sloboda iniciou seu discurso ressaltando a importância da união dos prefeitos dos 19 municípios da região para alcançar estas soluções. “Apesar de estarmos vivenciando uma situação que dificulta o trabalho dos gestores públicos, temos que honrar nossos votos e esta representatividade. Mostrar para a nossa população – que já ultrapassa um milhão de cidadãos – , que apesar da crise financeira, política, ética e moral de nosso país, vamos lutar para fazer a diferença. E para isso devemos juntar esforços”, disse.
Representando o Governo do Estado do Paraná, o secretário de Estado de Habitação e presidente da Companhia de Habitação do Paraná, a Cohapar, Abelardo Lupion, destacou o trabalho que vem sendo realizado a anos pela AMCG. “Hoje não viemos aqui somente para a posse. Viemos também para comemorar mais um ano de trabalho desta Associação, uma entidade extraordinária que faz a defesa do coletivo”, exultou em seu discurso.
Conforme Lupion, diferente da maioria dos estados do Brasil, o Paraná terá recursos para investimentos neste ano de 2017. “Hoje somos um estado modelo de gestão administrativa e financeira”, destacou, justificando o fato pela grandeza do governador que abriu mão de sua popularidade para ministrar um remédio amargo, mas que trouxe resultados positivos.
Sobre sua Pasta, o presidente da Cohapar destacou a obrigação da habitação e da regularização fundiária em todo o Estado. “Teremos recursos do Bird para um programa em conjunto com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social para a construção de casas para famílias em situação de extrema pobreza”, antecipou, lembrando que deste programa só poderão se beneficiar somente os municípios com menor IDH. Além disso, Lupion citou que para a regularização fundiária a Cohapar atenderá com recursos próprios. “E quero atender todos os municípios da AMCG”, disse.
Ainda estiveram presentes na cerimônia de posse da AMCG, os deputados estaduais, Pedro Lupion e Plauto Miró Guimarães. Ambos reforçaram que estão a disposição para atender os municípios nas suas demandas. “Os prefeitos podem enviar seus projetos para a Assembleia Legislativa do Estado, que vou ajudar a liberar os recursos do Governo Estadual”, garantiu Plauto, lembrando que são os gestores municipais que irão colher os bons frutos do trabalho realizado pelo Estado diante da crise.
O deputado Lupion ressaltou que com o prefeito de Jaguariaíva a frente, a AMCG estará em ótimas mãos. “Com o Juca a frente com certeza a AMCG irá fazer a diferença”, disse, destacando o ótimo exemplo de gestão da prefeitura de seu município. “Esta nova diretoria da AMCG é exemplo de integridade e honestidade”, finalizou, se referindo também aos demais integrantes, o vice-presidente, Marcelo Rangel – que na posse foi representado pela vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmitt -, o secretário Rildo Leonardi (Tibagi) e o tesoureiro Braz Rizzi (Arapoti).
Confira as fotos do evento Aqui