AMCG

Notícias

Cidadãos poderão sugerir projetos para os Campos Gerais dentro do Paraná Produtivo

Ferramenta está vinculada ao programa que identifica potenciais carências das regiões do estado e planeja um desenvolvimento integrado entre os municípios

• 19/03/2025 17:56

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou, nesta semana, a Plataforma de Gestão Territorial, por meio da qual o cidadão poderá se cadastrar e apresentar sugestões de projetos, que serão analisadas e, se aprovadas, seguirão com estudos de viabilidade e busca por recursos, podendo se tornar realidade.

A plataforma está vinculada ao programa Paraná Produtivo, criado em 2021, com o objetivo de identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. A iniciativa tem como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas. O lançamento ocorreu durante uma reunião ordinária do Conselho Gestor do programa.

O vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti, esteve presente no evento representando a Região 8, que inclui as cidades da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “Foi um encontro fundamental para alinhar estratégias e fortalecer o desenvolvimento regional, impulsionando a economia e a geração de oportunidades em todo o estado. A plataforma vai servir para identificar as potenciais dificuldades das regiões e planejar o seu desenvolvimento. As ações serão cadastradas pelo cidadão e, posteriormente, analisadas pelas governanças, podendo ser aprovadas e apresentadas ao governo para inclusão no PPA", explicou.


A Plataforma

A plataforma foi criada para agilizar o andamento dos projetos propostos, além de intensificar o relacionamento entre os diversos participantes das etapas do projeto, a fim de dar mais efetividade às políticas públicas e proporcionar resultados que possam ser percebidos pela população em geral.

Os projetos sugeridos por meio da plataforma tecnológica serão analisados pelos conselhos regionais do programa, que avaliarão a viabilidade e, caso aprovados, encaminharão a busca de recursos.

O vice-governador Darci Piana afirmou que o Paraná Produtivo é um programa voltado para todo o estado. “Com essa plataforma, vamos equalizar o Paraná, com toda a sua diversidade econômica, permitindo que ajudem as diversas regiões”, afirmou.


Agências de Desenvolvimento

Gilson Vinutti também detalhou o processo de implementação de uma Agência de Desenvolvimento Regional nos Campos Gerais a partir do programa. "Ficou decidido que as governanças terão autonomia para organizar e decidir sobre sua formação. Essas regiões podem criar uma agência ou reformular uma existente, desde que seja viável. A segunda possibilidade surgiu devido à escassez de tempo, pois uma Agência de Desenvolvimento precisa de, no mínimo, dois anos para adquirir o título de utilidade pública e receber recursos do Estado", apontou. Uma reunião com os demais membros da Região 8 deverá ocorrer em breve para tratar do tema.

Com informações da Agência Estadual de Notícias


Quem somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: