O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) irá disponibilizar 17 mil exames nos próximos meses para a população dos 19 municípios consorciados. A ação será possível graças a um recurso de R$ 1, 8 milhão repassado pelo Ministério da Saúde. “Foi repassado R$ 20 milhões aos Consórcios de Saúde do Paraná no final do mês de dezembro. E o recurso destinado para nossa região foi o quarto maior montante, entre os 24 Consórcios contemplados”, destaca o presidente do CimSaúde, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, creditando o fato ao bom desempenho do Consórcio no último ano.
Conforme a portaria número 3.994, de 28 de dezembro de 2017, os recursos a serem repassados aos Consórcios do Estado do Paraná tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população. Nos Campos Gerais, para estabelecer onde seria aplicado o valor, uma equipe técnica do CimSaúde elaborou um Plano de Trabalho. “O Consórcio realizou o levantamento das demandas reprimidas dos 19 municípios, e com estes dados realizou a programação de exames que serão ofertados, através de cota municipal, levando em consideração o número de habitantes”, explica a diretora executiva, Pâmella Conceição de Holleben Pechut.
Entre os exames ofertados com o recurso, serão priorizados os de alto custo e aqueles mais procurados pela população, como ressonância magnética, angioressonancia cerebral, tomografia computadorizada, ecocardiograma de estresse, ultrassonografias, colonoscopias, dentre outros. “Temos que destacar essa parceria com o ministro Ricardo Barros. Isso nunca tinha acontecido na historia do nosso Consórcio”, exulta Blum.
Crescimento
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais vêm apresentando crescimento nos últimos meses. “Hoje estamos alocados em um prédio localizado no centro de Ponta Grossa e já ofertamos diversos serviços. Mas o espaço está pequeno para os nossos serviços e especialidades”, adianta o presidente Osmar Blum, contando que o Consórcio e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estão em processo de negociação para atenderem no antigo Hospital Evangélico. “Esta mudança possibilitará ainda mais o nosso crescimento”, aponta.
Em 2017 uma avaliação realizada pelo Comsus (Programa Estadual de Apoio aos Consórcios) colocou o CimSaúde em primeiro lugar entre os Consórcios do Paraná.