A Semana da Cidadania e Solidariedade terá início na região nesta segunda-feira, dia 4 de agosto. A solenidade de abertura, com a presença das instituições envolvidas e sociedade em geral, acontece às 14 horas na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). “Através do Núcleo regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram organizadas várias ações em prol da Cidadania e Solidariedade em nossos municípios”, conta o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) – entidade parceira do evento -, Osmar Blum. Ele é uma das presenças confirmadas durante a solenidade.
No evento serão apresentadas as atividades da Semana, que estão divididas nos municípios de Ponta Grossa, Carambeí, Piraí do Sul, Palmeira e Tibagi. “Os demais municípios da AMCG também terão participação. No dia 8 de agosto agendamos, em parceria com o Sesi, um evento de capacitação dos ODM para os gestores dos Campos Gerais”, antecipa a diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires Ferancini.
Após a solenidade de abertura, às 15 horas, acontece na ACIPG um círculo de diálogos com o tema “A condição da mulher na sociedade”. A palestra será ministrada pela professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Joseli Maria Silva. Já estão confirmadas as participações de integrantes dos Clubes de Mães do Serviço de Obras Sociais (SOS), do Conselho Municipal da Mulher e da União das Mulheres dos Campos Gerais. O evento é gratuito e aberto à população. Ainda na segunda-feira, dia 4, estão programadas palestras nos Cras dos municípios de Palmeira – sobre Estatuto do Idoso, e de Tibagi, sobre a Educação de Base.
Esta é a primeira vez que a Semana de Cidadania e Solidariedade conta com ações nos Campos Gerais. “Conseguimos mobilizar várias instituições e Prefeituras. Acreditamos no sucesso das ações, não só durante a semana, já que a idéia é plantar a semente da cidadania e da solidariedade na população, para que as ações em prol do tema não cessem ao fim da ação”, explica o coordenador do Núcleo ODM Campos Gerais, Nelson Canabarro.
Nesta semana, o Núcleo abordará suas atividades em torno das oito metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em Ponta Grossa, após a abertura, as ações se concentram em escolas estaduais e municipais. Nestas, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública fará atividades através do programa “Cidadania nas Escolas”. Temas como a violência, o bullying e a cidadania serão abordados pela Guarda Municipal. Nas escolas estaduais palestrantes foram convidados. O delegado da Infância e da Juventude Flavio Zanin, Nelson Calegari do programa “Aprendiz Legal”, a voluntária Isabel Regina Nascimento e o professor Áureo Simões Junior, estão entre eles.
Em Carambeí, Palmeira e Tibagi as palestras acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Unidades de Saúde, com abordagem de temas como drogas, educação e condição da mulher. E em Piraí do Sul está agendado um Círculo de Diálogos sobre “Mediação de Conflitos” no Rotary Club.
Em Ponta Grossa, a Semana finaliza com uma caminhada em prol da Cidadania e Solidariedade no sábado, dia 9 de agosto. Será a partir das 10 horas com concentração no calçadão da rua Coronel Cláudio, em frente ao Ponto Azul. Em Carambeí, a caminhada acontece na sexta-feira, dia 8, às 10 horas a partir da Praça do Centro Cívico. E em Piraí, também na sexta, às 16 horas, com saída da Praça José Avaes em frente à Igreja São José. As datas e os temas de todas as ações desenvolvidas durante a semana podem ser acessados em http://www.amcg.com.br/agenda/semana-da-cidadania-e-solidariedade/.