Em reunião realizada nesta sexta-feira em Sengés, os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) aprovaram o retorno do município de Curiúva em seu quadro de associados. “Isso demonstra que estamos no caminho certo em nosso trabalho”, exultou o presidente da AMCG e prefeito de Carambeí, Osmar Blum, destacando que agora a entidade passa a representar 19 municípios da região.
Para o prefeito de Curiúva, Amadeu de Jesus da Silva, é muito importante os municípios terem algum órgão que os represente regionalmente. “Retornamos para a AMCG porque vemos uma entidade organizada. Temos que contar com uma Associação que lute pelos nossos interesses”, explicou.
Silva destacou ainda a periodicidade de reuniões da AMCG, para a conciliação de questões municipais. “É necessário termos este contato freqüente com os demais gestores”, disse.
Além do retorno de Curiúva, a pauta da reunião da AMCG contou com representantes da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar, o presidente Jackson Carvalho Leite, o coordenador de atendimento a municípios, Gilmar Caron Tesserolli, o assessor de mercado, Elcio Jorge Marcowicz, além do chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná, Marcírio Machado Sobrinho. O presidente apresentou aos prefeitos e demais convidados o modelo de gestão pública, que já está sendo aplicado no Governo do Estado e que pode ser realizado nas Prefeituras.
Para Leite, já não há como se trabalhar sem as ferramentas de tecnologia da informação. “E para auxiliar na gestão pública, a Celepar conta com 900 aplicativos, alguns sendo serviços gratuitos”, explicou. O presidente exemplificou com um programa que já vem sendo utilizado na Prefeitura de Curitiba que realiza o mapeamento nos bairros, verificando o que a população de cada localidade necessita. “Com isso os gestores podem tirar indicadores”, aponta, lembrando que a utilização das tecnologias da informação serve para realizar um bom serviço público. Além disso, o presidente da Celepar destacou ainda a integração dos municípios com o Governo do Estado através de sistemas.
A reunião de prefeitos finalizou com um almoço no restaurante da Padroeira em Sengés. Lá os gestores contaram com a presença do senador Álvaro Dias, que estava cumprindo agenda pela região.