O encontro entre prefeitos da AMCG e deputados eleitos pela região serviu ainda para apresentação das propostas dos parlamentares pelos Campos Gerais. Todos os presentes firmaram compromisso pela região e agradeceram os votos conquistados nos municípios que a compõe. Os deputados também solicitaram o apoio dos prefeitos para algumas bandeiras, que necessitam de “força política”.
O primeiro a se pronunciar foi o deputado estadual Plauto Miró Guimarães que antecipou as negociações para compor uma chapa pela mesa diretora da Assembléia Legislativa, com a presidência sob seu comando. “Estamos montando uma chapa. Já com o apoio do PT e do PDT. Queria somar forças para isso, pois quem ganha com um consenso é a população, já que desta maneira não há desgastes políticos”, disse. Conforme Plauto, ele irá continuar com a mesma política de transparência e economia na Assembléia, para que os recursos continuem a ser devolvidos ao Governo do Estado e sejam revertidos aos municípios, através do Plano de Atendimento aos Municípios (PAM), por exemplo.
Da Assembléia Legislativa, o deputado Péricles de Holleben Mello solicitou a soma de esforços dos prefeitos pela cobrança junto ao Governo do Estado pela duplicação da rodovia entre os municípios de Piraí do Sul e Jaguariaíva. “Pelo contrato, esta obra deveria ser entregue em 2014. Mas foi ‘trocada’ por outra obra em Campo Largo”, contou, citando denúncia do Ministério Público.
Além desta obra, Péricles pretende também colocar em funcionamento o Museu de Vila Velha. “Ele está pronto, e necessita somente de algumas reformas”, garantiu, lembrando que os benefícios seriam da região como um todo, já que o espaço serviria como um portal dos Campos Gerais. O deputado citou também que a discussão pela Agência de Desenvolvimento Regional dos Campos Gerais deve voltar a ser discutida.
Além de analisar os tributos municipais, o deputado estadual eleito Marcio Pauliki se comprometeu a lutar por investimentos de qualidade pela região dos Campos Gerais. “Não somente com a vinda de grandes indústrias. Vamos estimular aquelas empresas com cem funcionários, por exemplo, que às vezes trazem muito mais benefícios. Hoje há uma inversão de valores. Temos que pensar em crescimento sim, mas com planejamento”, avalia.
O deputado federal Sandro Alex firmou novamente compromisso pela região. Ele citou sua luta pela inclusão do Contorno Norte no PAC 3 e também o centro de Oncologia dos Campos Gerais. Para reforçar seus projetos, o parlamentar convidou os prefeitos a participar de um encontro em Brasília nas próximas semanas que irá discutir o orçamento impositivo. “Temos que lutar para que os pleitos cheguem à população”, destacou, enumerando R$ 580 milhões de emendas de bancada destinadas ao Paraná, sem nenhum real empenhado. “Destas emendas uma é da região. R$ 20 milhões para a oncologia”, citou.
Da base governista, o deputado federal eleito Aliel Machado citou o momento que o Brasil está passando após as eleições. “Temos que fortalecer o elo entre as esferas de governo. A presidente Dilma irá governar para todos. E eu serei uma voz da região no Governo”, garantiu, citando os recursos da região, que até agora foram menores que em outras partes do país, devido a falta de esforços e união.