AMCG

Notícias

Diretoria da AMCG participa de evento Pré-Marcha

• 03/04/2019 18:18

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Telêmaco Borba Marcio de Matos, e a secretária e prefeita de Arapoti Nerilda Penna participaram na tarde de terça-feira de reunião no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná para tratar sobre a pauta que os municípios do Paraná levarão à 22ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios que ocorre entre os dias 8 e 11 de abril.

A reunião foi convocada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para que os presidentes das microrregionais e prefeitos municipais pudessem levar as suas reivindicações a serem debatidas na Marcha.  “A pauta municipalista deve ser debatida sempre. Pois é nos municípios onde tudo acontece”, destacou o presidente da AMCG, que irá na próxima semana conduzir o grupo de prefeitos da região durante o evento em Brasília. “Temos que unir forças neste momento para mostrar a realidade de nossos municípios e solicitar as devidas melhorias”, disse.

Para o presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida Frank Schiavini o trabalho em conjunto é que ajudará os gestores a alcançar os objetivos e buscar as soluções. “Vamos fazer parte da maior Marcha da história. Por isso temos que conduzir um acordo que esteja em sintonia com as necessidades da AMP”, ressaltou, citando que a entidade fez um grande levantamento das demandas. “Estamos ouvindo todos hoje para montar um documento e levarmos à Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Vamos levar a pauta e lutar por ela”, antecipou, contando que os gestores priorizaram algumas questões para que a pauta não ficasse muito extensa e, portanto, inviabilizada. “Não queremos voltar com as mãos vazias”, disse.

Representando a CNM, o prefeito de Zortéa (SC) Alcides Montovani destacou a importância dos prefeitos se unirem. “Falar em municipalismo é falar sobre o que vivemos em nossas casas, em nosso dia a dia”, explicou, lembrando do péssimo indicativos dos primeiros meses do Governo Federal, com a queda de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Presentes na reunião, alguns deputados estaduais manifestaram apoio à pauta da AMP para a 22ª Marcha. O presidente da Alep Ademar Traiano garantiu que irá advogar pela causa dos prefeitos. Já o ex-presidente da AMP e então deputado estadual Marcel Micheletto destacou o desafio dos legisladores em prol do municipalismo. “Além de buscar um novo pacto federativo temos que buscar uma unidade junto ao Ministério Público”, avalia. Participaram ainda os deputados Luiz Fernando Guerra, Arilson Quiorato, Emerson Bacil e Anibelli Neto.

Pauta Municipalista

Na pauta dos gestores da AMP, o programa ‘Mais Médicos’, o repasse aos municípios sobre os programas sociais, a Reforma Tributária, o novo Fundeb, normas para os Consórcios Intermunicipais, o teto de gastos públicos, o FPM, e a regulamentação da Lei Kandir.

Os prefeitos propuseram ainda que seja debatido na 22ª Marcha a flexibilização na utilização dos recursos provenientes de emendas parlamentares, a possibilidade de que as emendas dos senadores ao Orçamento sejam destinadas a consórcios de saúde, além de alteração da Lei de Licitações.


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: