AMCG

Notícias

“É fundamental que os municípios tenham autonomia”, afirma Presidenta Dilma

Da Associação dos Municípios dos Campos Gerais receberam motoniveladoras, Carambeí, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Yibagi e Ventania

Dilma Rousseff ressaltou o papel dos 154 municípios do Paraná que nesta sexta-feira receberam 179 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para melhorar a infraestrutura do transporte rodoviário. Segundo a presidenta, a doação tratá autonomia para as cidades da região.

“Essas prefeituras ocupam papel estratégico na produção agrícola do País. É fundamental que os municípios tenham autonomia. Essas estradas vicinais são muito importantes. Estamos doando esses equipamentos, para que essa produção não seja comprometida”, destacou Dilma durante seu discurso.

“Todos os municípios com até 50 mil habitantes do Paraná receberam o benefício do governo federal para cuidados com as estradas vicinais. O campo em dado importante contribuição para o crescimento do nosso País”, destacou o ministro Pepe Vargas.

No Paraná, a ação alcançará aproximadamente 1,25 milhão de habitantes do meio rural, em 367 municípios. A previsão é que a entrega das 1.101 máquinas totalizem um investimento de cerca de R$ 290 milhões por parte do governo federal. Pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), 5.061 prefeituras selecionadas, em todo o Brasil, receberão o conjunto de equipamentos com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba – além de caminhão-pipa e pá carregadeira assegurados àqueles situados na Região do Semiárido.

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregam os equipamentos durante solenidade no Parque de Exposições Getúlio Ferrari, em Campo Mourão (PR). Com a iniciativa, o governo federal universaliza a doação de retroescavadeiras e cumpre mais de 50% da meta total de equipamentos que estão previstos para o estado. A entrega prioriza localidades em situação de emergência em virtude de enchentes nos últimos meses, que causaram danos às estradas.

O evento marcou ainda a chegada dos primeiros caminhões-caçamba a localidades paranaenses. A presidenta assinou também ordens de serviço para duas rodovias no estado.

O total de investimentos foi de R$ 55,7 milhões na compra dos equipamentos – 44 retroescavadeiras, 103 motoniveladoras e 32 caminhões-caçamba –, que permitirão aos municípios selecionados melhorar a infraestrutura de acesso ao meio rural. E também as que fazem parte dos territórios do Cantuquiriguaçu, Paraná Centro, Centro-Sul e Caminhos do Tibagi, que se caracterizam pela grande extensão rural, forte presença da agricultura familiar e baixo índice de desenvolvimento.


Compartilhe nas redes sociais: