Projetos do Governo do Estado e do Governo Federal, além de recursos que podem ser buscados pelos prefeitos estiveram na pauta
A reunião da Associação dos Municípios dos Campos (AMCG) contou com a presença de diversos convidados nesta sexta-feira. O secretário da habitação e presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche, o conselheiro da Itaipu Binacioal, Orlado Pessuti, o senador Sergio Souza, o deputado federal Sandro Alex além dos superintendentes da Caixa Econômica Federal, Luiz Henrique Borgo e do Banco do Brasil, Valci Garcia, conversaram com os onze prefeitos da região presentes no encontro. O primeiro a fazer pronunciamento foi o presidente da Cohapar, que aproveitou a ocasião para assinar convênios com famílias rurais para construção de moradias.
Ainda na sexta, a Cohapar firmou parcerias com outros municípios, como Castro, Tibagi e Ipiranga na construção de casas rurais. “A implantação ou não dos programas de Habitação dependem do gestor. Há municípios que não tem interesse devido a dificuldades na questão da burocracia e a contrapartida, mas nos Campos Gerais os prefeitos estão empenhados na política habitacional”, elogiou o presidente, lembrando que os 18 municípios da região contam com projetos habitacionais. “É muito importante este empenho, pois uma moradia é a base do resgate social das famílias”, avalia.
O secretário da Habitação enumerou o déficit habitacional do Estado, que hoje está em 270 mil moradias. “Mas em quatro anos reduziremos e muito este número com a construção de 110 mil unidades”, aponta, complementando que hoje os convênios podem ser feitos tanto com a Caixa quanto pelo Banco do Brasil. “É uma satisfação poder realizar estes convênios. Desde o ano passado estamos fazendo e já temos programadas 600 casas na região dos Campos Gerais e Guarapuava”, enumera o superintendente do Banco do Brasil. “Quando nos unimos em torno de um objetivo temos bons resultados”, completou.
Para a presidente da AMCG e prefeita de Tibagi, Ângela Mercer de Mello estas parcerias na habitação estão fazendo a diferença. “Estamos administrando nossas prefeituras, mas mais do que nunca, estamos em crise. Queremos apresentar resultados após estes primeiros seis meses de governo”, disse. Tibagi recebeu pela manhã o termo de compromisso para construção de 16 casas rurais.
O presidente da Cohapar citou ainda os programas de melhoria nas habitações – que deve ser lançado no próximo mês e atenderá 10 mil famílias urbanas e 4 mil rurais – o de urbanização – para atendimento de 16 mil famílias – e o de titulação que já teve sua meta superada. “Tínhamos a previsão de atender 8 mil famílias,mas já atendemos 9.704”, destacou Chaowiche. No total, os programas da Cohapar atenderam 69 mil famílias paranaenses. “É o melhor desempenho do país na área habitacional”, exultou.