O assessor da secretaria de Comunicação Social e Cultura do Governo do Estado, Danilo Peres Buss participou na manhã de ontem de reunião do setor cultural da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizada em Ipiranga. Na pauta a realização das Conferências Municipais de Cultura. “Elas acontecem para que os municípios possam debater e propor políticas para os próximos anos”, disse. Para o assessor é muito importante a realização das conferências para que seja respeitada as especificidades de cada município. Assim podem surgir as proposições para serem levadas à Conferência Estadual.
Em sua fala, Buss destacou as diretrizes e regulamento de cada conferência, além da participação popular que deve acontecer. “Por isso a primeira normativa deve ser a convocação, geralmente realizada por meio de decreto em Diário Oficial”, explicou. para a realização de cada Conferência, o município deve propor eixos temáticos a serem debatidos, que podem ser patrimônio, artes, bens culturais etc. “Os gestores devem pensar onde o município quer chegar”, antecipa o assessor.
Buss explicou ainda os passos a serem seguidos durante a conferência para que o debate seja maximizado. “Os grupos de trabalho de cada eixo, a discussão e priorização das propostas na Plenária e a escolha dos delegados são importantíssimos para subsidiar as políticas públicas para a cultura”, relatou, lembrando que as Conferências são parte do Sistema Municipal de Cultura, que deve ter ainda o Conselho e o Fundo.
Para o coordenador da AMCG Cultura, o secretário de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, essas discussões são primordiais para a realização e o aproveitamento das Conferências Municipais. “Temos que fortalecer o setor cultural e promover a participação da sociedade”, avalia.
Durante o encontro da AMCG, o presidente da Fundação de Cultura de Ponta Grossa, Fernando Durante aproveitou para convidar os gestores de eventos que serão realizados. PG Memória, o Festival de Música e o Festival de Taikô devem movimentar o município nos próximos meses.
Contos e Lendas
A realização do projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ também entrou na pauta da reunião realizada em Ipiranga. A primeira etapa do projeto já foi finalizada. Em parceria com a CCR RodoNorte, a AMCG trouxe a cada sábado reportagem de um causo de seus municípios associados. “Agora seguimos para a segunda fase que é a publicação de um Box com 19 livretos, cada um contando uma lenda”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires, lembrando que para a concretização do projeto, a Associação está em busca de patrocínios. “Precisamos imprimir os Box e fazer o seu lançamento”, disse.