AMCG

Notícias

“Eu Quero Mais!” chega a Ponta Grossa

Depois de passar por 15 municípios dos Campos Gerais, o projeto “Eu Quero Mais! de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” faz sua primeira oficina em Ponta Grossa nesta quinta-feira, dia 30 de março. Será a partir das 13h30 no Centro Municipal do Idoso. A proposta é do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que tem como entidade âncora a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Nesta primeira oficina em Ponta Grossa a promoção é conjunta com o Departamento de Assuntos Comunitários (DAC) da Prefeitura Municipal. Conforme o diretor do órgão, Paulo Sérgio dos Santos, hoje a missão do DAC não se restringe ao olhar para as ruas e infraestrutura básica dos bairros de Ponta Grossa, mas visa também o cuidado com as pessoas. “E queremos inserir a mulher neste contexto”, destaca.

Conforme Paulo, a atuação do Departamento nos bairros explicita a dificuldade que as mulheres encontram, tanto para inserção na própria sociedade com voz ativa, como no mercado de trabalho. “Há esta dificuldade, ainda mais com as mulheres acima dos 45 anos”, aponta. Com esta parceria com o Núcleo ODS, o diretor acredita em melhorias nas questões de gênero. “Vamos trabalhar com a autoestima delas, com sua valorização”, antecipa.

Para o primeiro semestre de 2017 o projeto “Eu Quero Mais” continuará a ser aplicado no município de Ponta Grossa, que, por contar com ampla população, deve receber cinco oficinas iniciais. “Com o círculo de diálogo e a apresentação da oficina ‘Despertando o Empreendedorismo’ do Sesi, as mulheres atendidas iniciam o processo de empoderamento e liderança. Desta forma queremos continuar na formação dos Comitês Municipais de Valorização da Mulher e propor novas políticas públicas a favor da igualdade”, conta a coordenadora do projeto na AMCG, Luciane Rosas Rodrigues.

Além do DAC, o evento conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), parceiro do “Eu Quero Mais” desde seu início em 2015; da Ação Pró-Detentos (APD), que levará as mulheres inseridas em seu programa “Reintegrar, Costurando Cidadania”; e do Senac, que disponibilizará uma instrutora para realizar um workshop de automaquiagem com as mulheres presentes.

Reintegrar

O projeto ‘Reintegrar’ consiste na criação de uma cooperativa de renda familiar através da confecção de estopas de uso geral em limpeza, a partir de retalhos de descarte da indústria de confecções de vestuários, palestras de valorização humana e capacitações.

Algumas das mulheres já iniciaram o trabalho. “Com a oficina do “Eu Quero Mais” pretendemos incentiva-las ao empreendedorismo, e empoderá-las sobre a importância do seu trabalho como forma de reestruturação familiar dos apenados, já que pesquisas apontam que 97% da população carcerária é proveniente de famílias desestruturadas”, explica um dos coordenadores Sidnei Tilpe.


Compartilhe nas redes sociais: