AMCG

Notícias

“Eu Quero Mais!” em busca da realização de sonhos

Um futuro melhor para os seus cinco filhos. O sonho da dona de casa jaguariaivense Rosana Aparecida Carneiro de 31 anos pode parecer simples para grande parte das mulheres brasileiras, mas para muitas, um sonho difícil de alcançar. Através do Comitê de Valorização da Mulher de Jaguariaíva, Rosana vai ter um ‘empurrãozinho’ para correr atrás do tão sonhado ‘futuro melhor’. O início, a mãe tratou de colocar em prática desde o nascimento das crianças, já que se empenha na educação dos pequenos. E não é só papo de mãe não. Foi só conversar com dois deles, Cibele e Deivid, para constatar o fato.

Com uma infância sofrida, Rosana conta com dificuldades de se expressar e pouca confiança nas qualidades do ser humano. “Meu sonho quem conhece é eu e Deus”, disse, antes de se sentir confiante para contá-lo às colegas. Ao chegar à primeira oficina do projeto “Eu Quero Mais! de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” – promovido pelo Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento dos Campos Gerais através de parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Serviço Social da Indústria (Sesi) – a dona de casa achava que as pessoas não ajudavam umas as outras. “Mas ela saiu com uma concepção diferente da vida e das pessoas”, garante a articuladora do Sesi, Glaucia Wesselovicz, que ministra aos grupos a oficina ‘Despertando o Empreendedorismo’.

Isso porque para dar início ao processo de busca pelo futuro melhor para seus filhos, Rosana quer trabalhar. “Quero montar um bazar em minha casa para poder aumentá-la”, disse, explicando que o intuito é propiciar um espaço de qualidade para estar com os filhos. Da oficina, a dona de casa já saiu com a garantia das primeiras roupas do bazar. “Todas as participantes assumiram um compromisso de levar ao menos uma peça de roupa para a Rosana começar o seu ‘comércio’”, conta Glaucia.

A primeira reunião após formalização do Comitê de Valorização da Mulher de Jaguariaíva ficou agendada para o próximo mês. “Além de colaborar com o sonho da Rosane, daremos início ao Plano de Ação das participantes”, esclarece a coordenadora do ‘Eu Quero Mais’ na AMCG, Luciane Rosas Rodrigues, contando que entre os demais sonhos, as voluntárias pretendem montar um Grupo de Apoio para pessoas com depressão, além de dar início a uma empresa de eventos: “Elas com Arte”.

A ação do Núcleo ODM em Jaguariaíva foi acompanhada pela diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Marília Santos, pelo secretário de Governo, José Amilton Romão e pelo secretário de comunicação social, Capistrano Cunha, que destacou os direitos já conquistados das mulheres. “Avalio que ainda há muito a fazer, mas primeiramente as mulheres devem fazer valer os direitos já conquistados”, disse. Para Romão, ações como a do “Eu Quero Mais!” são sempre bem vindas para o município, já que são “em prol do desenvolvimento das pessoas, o que propicia melhorias na qualidade de vida”.


Compartilhe nas redes sociais: