Visando a mobilização da mulher e seu empoderamento, Tibagi recebeu na quarta-feira a primeira oficina do “Eu Quero Mais! Projeto de Valorização da Mulher e Igualdade entre os sexos”, realizado pelo Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Serviço Social da Indústria (Sesi). Mulheres das comunidades rurais do município, e algumas atendidas pelo Cras participaram e já colocarem seus nomes a disposição do Comitê de Valorização da Mulher de Tibagi, formado através do projeto.
A próxima ação do Comitê no município será a participação do Conselho Temático voltado à inclusão da mulher que será realizado no próximo dia 20 de agosto em Tibagi. Conforme a assistente social, Lisa Andréia, a ocasião contará com palestras de interesse feminino, além de discussões temáticas propostas para a Conferência Regional da Mulher. Para Lisa, o projeto “Eu Quero Mais!” chegou na hora certa ao município, que vêm buscando a mobilização das mulheres por uma sociedade melhor.
E foi com este propósito, de uma sociedade melhor, que as participantes da oficina “Aprendendo a Empreender” finalizaram a ação de quarta-feira. Divididas em grupos, as mulheres mostraram que através da união de esforços e da mobilização social é possível “mudar o mundo”. “Não podemos ficar esperando, dependendo somente do que a Prefeitura nos oferece. Podemos mudar nossa comunidade, nosso estado, nosso país”, acredita Neida Hermann de Campos. Com este pensamento, Neida já começou a dar os primeiros passos em sua comunidade, o Cerrado. Lá, após muita mobilização, foi formada uma Associação de Moradores. “As mulheres já começaram a atuar para melhorar sua renda”, conta. Com a motivação de Neida, elas começaram a produzir produtos artesanais, como pão, geléias e compotas para comercializá-los.
Visando melhorar ainda mais sua comunidade, Neida e sua equipe propuseram incluir novos produtos na caminhada rural “Do Barreiro ao Cerrado”. “Parte deste passeio já existe, mas queremos ampliá-lo e oferecer novos produtos as turistas, aqueles que buscam uma alimentação mais saudável”, avalia, complementando que a idéia é unir os pequenos com os grandes proprietários de terra para estimular ainda mais o turismo de Tibagi.
Outra proposta que surgiu do encontro do “Eu Quero Mais” foi a junção de pequenos produtores de leite para o envio de sua produção à cooperativa Batavo. Conforme Maria Madalena – moradora do Rincão, a idéia é contar com um caminhão que possa pegar o leite das propriedades e enviar a unidade de laticínio que já existe em Tibagi, para que depois a Batavo possa fazer o recolhimento. “O pouco de cada um pode ajudar muito”, fala Maria Madalena.
A criação de um Clube de Mães para a Comunidade Pedacinho do Céu, para estimular as mulheres a promoverem novas atividades, foi a última proposta da ação com as mulheres. As integrantes do grupo sugeriram a participação das mais diversos profissionais para colaborar com o Clube e com o desenvolvimento das futuras integrantes.