A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa promovem nesta quinta-feira, dia 19, o I Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais. A partir das 9 horas representantes de 25 municípios estarão reunidos no Cine Teatro Ópera para abordar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento dos serviços públicos. “Além de mostrarmos como o sinal gratuito da internet pode fomentar todos os setores de um município impulsionando seu desenvolvimento econômico e social, abordaremos em como a utilização de novas tecnologias na administração pública pode gerar benefícios e melhor utilização de recursos”, explica o diretor da RCD, José Marinho.
Conforme levantamento realizado pede Rede Cidade Digital, seis municípios da AMCG já possuem algumas características de cidades digitais. Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Castro, Tibagi, Ortigueira e Porto Amazonas. Para o presidente da Associação, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum o evento vêm ao encontro das necessidades dos gestores da região. “A gente espera que os municípios possam ter acesso e levar a internet para as pessoas a baixo custo”, afirmou, ressaltando ainda a necessidade de cada vez mais as prefeituras disponibilizarem serviços online aos cidadãos, aliado ao acesso da informação com os portais de transparência.
Além de mostrar as várias possibilidades de uso das TIC, o evento tem como objetivo a troca de experiências e apresentação das soluções de mercado e iniciativas desenvolvidas nos municípios da região. Marinho acrescenta que a ideia é levar subsídios àquelas localidades que buscam informações para aprimorar os serviços e a gestão pública por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). “Ter um planejamento é o primeiro passo para a administração pública saber o que a sociedade deseja, onde todos os segmentos precisam ganhar com essa tecnologia. Não basta colocar torres de distribuição de internet. É preciso interação entre poder público e população”, disse o diretor da RCD.