AMCG

Notícias

Gestores da AMCG participam de Marcha a Brasília

Teve início nesta segunda-feira, dia 25 de maio, a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) doze cidades levaram representantes. Os prefeitos de Arapoti, Carambeí, Castro, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Sengés, Tibagi, Jaguariaíva, São João do Triunfo, Ipiranga e Palmeira acompanham as reivindicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na Capital Federal. Alguns dos gestores estão acompanhados por seus secretários e vereadores municipais. A Marcha segue até sexta-feira, dia 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Para o presidente da AMCG, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum é importante unir forças neste momento difícil que os municípios estão passando pela falta de recursos. “A AMCG é parceira nesta luta”, disse.

Para a prefeita de Tibagi e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Ângela Mercer de Mello, neste momento de crise nacional, os pequenos municípios são diretamente afetados. “Cortes em obras já licitadas, cortes de famílias beneficiadas em programas sociais, diminuição de repasses federais. Nossa luta continua mais uma vez na grande Marcha dos Prefeitos Brasileiros que pedem mais atenção do Governo Federal”, destaca.

Além de cobrar do Governo Federal e discutir assuntos como o Pacto Federativo, o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os restos a pagar, a Reforma Política e os royalties, os gestores municipais poderão participar de uma programação extensa preparada a eles. Como a VIII Exposição de Produtos, Serviços e Tecno e Tecnologias, palestras, e o espaço da CNM para áreas técnicas.

A sessão solene de abertura está marcada para às 9 horas de terça-feira, 26 de maio. Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, dará boas-vindas aos presentes e ministrará uma palestra sobre as Propostas do Movimento Municipalista. No período da tarde, está programado o debate sobre a Reforma Política e a posse da Diretoria da CNM para o triênio 2015-2018. Várias arenas temáticas estão previstas durante o dia.

Pacto Federativo

Na quarta-feira, 27 de maio, será destinada à discussão do Pacto Federativo. Ao longo do dia, várias autoridades estarão no CICB para debater o tema. Entre eles, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), governadores e os  ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O último dia de Marcha, na quinta-feira, 28 de maio, começa com uma palestra sobre A Força do Poder Legislativo no Movimento Municipalista. Às 10h30min haverá um Informe do Governo Federal com a participação de ministros de Estado. O encerramento será às 12h, com a Leitura da Carta da XVIII Marcha feita pelo presidente Paulo Ziulkoski.

 


Compartilhe nas redes sociais: