Mudanças na estrutura da Pasta de Saúde do município priorizam melhorias no atendimento à população
Priorizando a melhoria dos seus serviços, a prefeitura municipal de Piraí do Sul, em 2013, iniciou algumas mudanças na estrutura do atendimento da secretaria municipal de Saúde. Buscando atender a solicitação da população, uma das propostas concretizada foi o atendimento médico nos bairros rurais. Uma enfermeira e uma técnica de enfermagem também percorrem a zona rural para trabalhar com os programas como Hiperdia (para hipertensos e diabéticos), fazer curativos, exames preventivos, planejamento familiar e outros atendimentos. Houve também uma mudança no prédio da secretaria e a retomada do Hospital Municipal.
Após quatro anos e quatro meses, o Hospital Municipal Santo Antônio voltou a ser administrado pelo município. Durante esse período quem esteve no comando do hospital foi a Beneficência Camiliana do Sul. Segundo o prefeito, Valentim Zanello Milléo, o retorno da administração ao município, deve-se a uma recomendação do Tribunal de Contas, pois quando o São Camilo assumiu o comando do hospital não houve processo licitatório, e também atendendo aos anseios da população. “Durante a campanha eleitoral fizemos várias pesquisas e uma das principais reivindicações da população era para que houvessem mudanças na área da saúde, entre essas mudanças uma delas era no atendimento do hospital”, relatou o prefeito.
Além de retomar o Hospital Municipal, a prefeitura reabriu a Unidade Básica de Saúde Central, depois de um longo período fechada para reforma. Mais uma opção para a comunidade procurar atendimento médico e outros serviços de saúde, em uma unidade moderna e bem estruturada. Além da Unidade Básica Central, a secretaria municipal de Saúde ainda mantém atendimentos na Unidade de Saúde Dr. Jorge na Vila Paraná; na Clínica da Mulher e da Criança Dr. Lalá e no Hospital Municipal Santo Antônio.
Com a reforma, muitas melhorias foram feitas no Posto. Antes não havia sala própria para imunização, nem sala própria para o programa Hiperdia. Também não havia lavanderia, nem sala para a administração.
A população encontrará na Unidade Central atendimentos médico e odontológico; realização de exames preventivos; imunização; atendimento para hipertensos e diabéticos; puericultura e a Farmácia Básica, que atenderá neste novo local, deixando de funcionar ao lado da Agência do Trabalhador. O novo posto funcionará das 7h e 30min às 17h.
“O ser humano deve ser tratado com atenção e respeito e é isso que sempre peço e oriento minha equipe. Saúde é um direito de todos. Sei que muito ainda precisa ser feito na área e estamos trabalhando dia a dia para que os piraienses tenham uma saúde de melhor qualidade”, avalia o prefeito, lembrando do aumento do número de médicos no atendimento à população. “Hoje são atendidas oito especialidades no município; colocamos médicos atendendo na zona rural e mais locais para a retirada de medicamentos”, complementa Milleo.
Município implanta ouvidoria
Conforme decreto nº 066/2013 de 07 de Março de 2013 foi nomeada a servidora pública municipal, Maria Rita de Cácia Branco Cobra, para exercer a função de Ouvidora Municipal do SUS em Piraí do Sul.
Entre os principais objetivos da Ouvidoria Municipal do SUS estão: propiciar ao cidadão um instrumento de defesa de seus direitos e um canal de comunicação com a administração da Secretaria Municipal de Saúde..
As manifestações poderão ser feitas pelos seguintes meios: pessoalmente, fone/fax, e internet. Os fones para contato são: 32373879 e 32374460.