AMCG

Notícias

Imunizações seguem nos Campos Gerais

•20/01/2021 12:56

Profissionais da saúde que atuam na linha de frente, população idosa, e também indígenas deram início à vacinação contra o Covid-19 na região. As Prefeituras da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) se prepararam e passaram o dia desta quarta-feira imunizando a população. Alguns municípios deram início, simbolicamente, na tarde de ontem, após buscarem as doses de Coronavac nas 3ª e 21ª Regionais de Saúde. Outros já iniciaram com tudo na terça-feira mesmo. Para os municípios da AMCG foram 7.880 doses de Coronavac distribuídas neste momento.

Com a presença de duas aldeias no município, Ortigueira escolheu o cacique da etnia caingangue da aldeia Mococa Valdevino Ribeiro, de 41 anos, para ser o primeiro a receber a imunização. Ribeiro expressou seu alívio ao tomar a vacina e destacou o momento histórico à comunidade indígena. “É uma forma do povo branco reconhecer a nossa importância. É muito importante que todos os índios, que todas as pessoas tomem a vacina”, diz. A segunda pessoa a ser vacinada por lá foi o indígena da aldeia Queimadas, Otávio Correa, de 54 anos.

Enquanto a maioria dos prefeitos acompanhou, com orgulho, as primeiras vacinações, uma das gestoras da AMCG teve a honra de aplicar a primeira dose em uma profissional da saúde. Farmacêutica, com habilitação no Conselho, Dayane Sovinski, prefeita do município de Imbaú teve a honra de fazer a aplicação na enfermeira epidemiológica Vanessa Malinoski. “O sentimento é de gratidão a Deus e alegria. Passamos por dias obscuros, mas com a esperança de dias melhores”, destacou a prefeita, que é formada há 21 anos na área de Farmácia. “Senti-me muito lisonjeada”, completou.

O registro é da primeira vacinação de cada um dos municípios da AMCG:



Compartilhe nas redes sociais: