AMCG

Notícias

Ivaí implanta SAMU Regional

• 08/04/2020 16:04

O município de Ivaí deu início nesta quarta-feira ao atendimento de urgência e emergência com a implantação do SAMU Regional.  Com Ivaí, o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) soma sete municípios com o serviço em funcionamento. "Conseguimos implantar em Jaguariaíva, Irati, São João do Triunfo, Ponta Grossa, Fernandes Pinheiro e Ipiranga", contabiliza o diretor do Consórcio Jaime Menegoto, lembrando que destes, os  municípios que ainda não receberam ambulância do Ministério da Saúde foram Ipiranga e Fernandes Pinheiro, mas que os processos estão em adamento.
Conforme o prefeito de Ivaí, Idir Treviso, a implantação do Serviço Móvel de Urgência e Emergência nesta quarta-feira será um marco para o município. "É a consolidação de um trabalho árduo, de mais de um ano", avalia, destacando a união de forças junto ao CIMSAMU. "Gestão pública de qualidade não se faz a uma só mão", explica.
Para Treviso, os investimentos de saúde dos municípios devem estar em constante aumento. "Deve-se investir cada vez mais, temos que fazer disso uma filosofia. A exemplo do que está acotecendo no período da pandemia. Agora vemos quanto de estrutura nos falta na área", esclarece.
A qualidade de vida da população e o custo benefício da implatação do SAMU foram pontos destacados pelo prefeito durante seu serviço. "Nosso propósito  maior é o cuidado com o ser humano", disse.
Para 'inaugurar' o 192 em seu município, o prefeito e sua equipe trabalharam na estruturação de uma base. Esta foi adequada em espaço ao lado do Hospital Municipal de Ivaí. Mas deve ser alterada quando a Prefeitura construir novo Hospital no município. "O terrenojá foi doado", exultou o prefeito. Hoje, o Hospital Municipal conta com 18 leitos, a nova estrutura contará com 34 leitos. "Teremos uma estrutura maior, para abrigar também a base do SAMU e o heliponto, que será em terreno próximo", adianta.
SAMU Regional
O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais deve contar com 28 municípios integrantes. Os próximos a iniciar o serviço devem ser Imbaú, Arapoti e Telêmaco Borba, que estão com suas bases adiantadas. "A implantação do serviço de urgência e emergência depende de cada município", explica o diretor do Consórcio. Assim como alguns estão em fase de implantação, outros estão em fase de fechamento de contrato. 



Compartilhe nas redes sociais: