AMCG

Notícias

MEC e AMP realizam capacitação sobre Plano de educação em PG

Orientar os gestores a elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação. Com este objetivo a Associação de Municípios do Paraná (AMP) reuniu nesta terça-feira, representantes de 19 municípios da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná (Ancespar) em evento de capacitação na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa. “Pela primeira vez o Brasil está se preocupando em disciplinar a educação, através da aprovação do Plano Nacional. E para isso, estados e municípios tem que adequar seus planos”, explica João Batista dos Reis, representante do Ministério a Educação (MEC) no evento.

As capacitações vêm sendo realizadas por todo o país, visto que o prazo para adequação dos Planos Municipais finaliza em junho de 2015. Em todo o Brasil as capacitações são realizadas através do MEC, da Undime e de secretarias de Estado. “No Paraná conseguimos um quarto elemento para discussão, que são as Associações de Municípios”, destaca Reis, lembrando que esta divisão por microrregiões facilita o contato e propicia maior agilidade quanto a elaboração dos planos.

Em Ponta Grossa, o vice-presidente da AMCG e prefeito de Ipiranga, Roger Selski realizou a abertura do evento nesta quarta-feira. “Ressalto a importância deste encontro com gestores, técnicos e secretários, pois serão dos planos que sairão as metas para os municípios na área da educação para os próximos dez anos”, pontuou. Em seu discurso, o vice-presidente homenageou os professores pelo seu dia, comemorado nesta quarta-feira, dia 15 de outubro. “Não podia deixar de destacar este trabalho”, completou.

Para o prefeito de Mallet, Rogerio da Silva Almeida, que participou da capacitação representando a Ancespar, estas capacitações são muito importantes já que nivelam as informações aproximando da realidade dos municípios. “É positivo para a troca de experiências e para consultas, já que teremos que adequar nossos planos em um curto espaço de tempo”, explicou.


Compartilhe nas redes sociais: