AMCG

Notícias

Nova frente parlamentar da Alep deve favorecer municípios da AMCG

Lideranças regionais estarão presentes na cerimônia de lançamento, que ocorre nesta terça-feira (24). Objetivo é ampliar o diálogo entre os Campos Gerais e o Governo do Estado

•23/10/2023 13:13

As prefeituras que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) contarão com um novo instrumento de diálogo junto ao Governo do Estado. A nova Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais será instaurada oficialmente nesta terça-feira (24) pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A cerimônia terá início a partir das 9h e contará com a presença de lideranças políticas de toda a região.

De acordo com a presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, a iniciativa deverá contribuir diretamente para o desenvolvimento dos municípios. “É um grande avanço para nossas cidades. Agora nós temos uma frente parlamentar para defender os interesses dos municípios na Assembleia. É a voz das prefeituras através de uma comissão. A iniciativa garante uma maior força para as lutas diárias de cada gestão”, avaliou.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, agradeceu a todos os deputados e deputadas pela aprovação da Frente. “Com a criação da Frente, a Assembleia dá voz, vez e representação aos municípios na Casa. Isso nos dá a certeza de que temos uma atenção especial da Assembleia para debater assuntos de interesse dos municípios. Por isso, o meu agradecimento ao deputado Romanelli, ao presidente Traiano, aos deputados Moacyr Fadel e Marcel Micheletto, que já presidiram a AMP, e a todos os deputados e deputadas da Frente e da Assembleia, que têm compromisso com o municipalismo”, disse o presidente.


Apoio do Legislativo
A criação do grupo foi autorizada oficialmente no dia 5 de outubro, com a publicação do ato nº 23/2023, do presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano. O parlamentar garantiu apoio à proposta feita pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. Também deram suporte à criação do novo grupo o 1º  secretário, deputado Alexandre Curi; e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Tiago Amaral.
Romanelli destaca que a criação da frente reforça as ações da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), que é parceira da iniciativa, na defesa do municipalismo.  “Queremos que a Frente Parlamentar seja um instrumento de defesa dos interesses das cidades. Que seja um fórum propositivo, para difundir inovações que contribuam para desatar amarras da gestão pública”, afirma o deputado.


Composição
A Frente Parlamentar Municipalista será coordenada pelo deputado Romanelli e integrada pelos deputados Adão Litro, Anibelli Neto, Arilson Chiorato, Bazana, Cristina Silvestri, Cloara Pinheiro, Delegado Jacovós, Do Carmo, Douglas Fabrício, Evandro Araújo, Fábio Oliveira, Gilberto Ribeiro, Goura, Luis Raimundo Corti, Marcel Micheletto, Marcia Huçulak, Mabel Canto, Matheus Vermelho, Requião Filho, Samuel Dantas, Soldado Adriano José e Tiago Amaral.

Com informações da AMP e da Assembleia Legislativa.


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: