Os prefeitos integrantes da Comissão criada para debater a instalação do Samu Regional nos municípios integrantes da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde devem montar um protocolo de intenções durante este mês de maio para a criação do Consórcio que administrará a Rede de urgência e emergência. Eles estiveram reunidos na manhã desta terça-feira no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e definiram que um mapa de cada uma das regionais será traçado para verificar os pontos em que serão instaladas as Unidades Básicas e Avançadas para o atendimento.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) apresentou uma possível estrutura para o funcionamento do Samu Regional, com a implantação de 18 bases, sendo seis de Unidades Avançadas e o restante com básicas, além da Central de Regulação. Mas esta estrutura será debatida devido as grandes distâncias dos municípios que irão compor a Rede. “Vamos pensar estrategicamente quantas bases e quais municípios que as terão, pois o Samu depende do tempo de resposta”, explicou Jaime Menegoto Nogueira. Nogueira atualmente está atuando no CimSaúde e é quem está realizando os estudos para a implantação do Samu Regional.
O protocolo de intenções, bem como a definição dos municípios que terão essas bases, será o tema da próxima reunião da comissão, agendada para o dia 25 de maio. “Deste protocolo de intenções sairá a minuta do Estatuto do novo Consórcio Regional do Samu. Assim cada um dos 28 municípios integrantes da Rede deve levar para discussão em suas Câmaras Municipais”, explicou o presidente do CimSaúde, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum.
Para o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, é importantíssima a implantação da Rede de Urgência e Emergência da região, já que este é “o último reduto do Estado que ainda não conta com o serviço”. “Em um primeiro momento vai gerar custos para os municípios, mas com certeza nos dará um bom suporte”, avalia, destacando que os investimentos serão revertidos em benefícios.
Como município pólo da região, Ponta Grossa deverá contar com a Central de Regulação da Rede de Urgência e Emergência. Como já conta com este serviço, mas em âmbito municipal, deverá ampliar sua estrutura de atendimento para atender a Rede como um todo. “Acredito que será extremamente favorável para todos os municípios”, disse o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.
A escolha pela implantação de um Consórcio para o Samu Regional foi consenso entre os prefeitos, pois seus custos poderão ser rateados pelos 28 municípios que a Rede integrará. Em princípio, o CimSaúde avalia que serão necessários investimentos mensais de R$ 1,8 milhão para o funcionamento do Samu Regional.