AMCG

Notícias

Núcleo ODM ‘fecha’ 2014 com 2,5 mil pessoas envolvidas

O Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio doa Campos Gerais realiza nesta quarta-feira, dia 10, um café da manhã para apresentar os resultados de 2014 aos parceiros e as metas para 2015. Com as ações realizadas durante este ano, o Núcleo atingiu diretamente 2,5 mil pessoas de 16 municípios dos Campos Gerais. “Contabilizamos 29 ações durante o ano, entre círculos de diálogos, palestras, oficinas e mostras”, contabiliza a articuladora do SESI e voluntária do núcleo, Glaucia Wesselovicz. O evento está marcado para às 8 horas na sala de reuniões da Fiep, na sede do Serviço Social da Indústria.

Entre as ações de 2014 estiveram a adesão das Prefeituras Municipais ao Movimento Nacional, que contou com a presença da representante da Organização das Nações Unidas, Ieva Lazaraviciute, a Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade, a Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, a Mostra de Projetos e o Prêmio Ideb + Campos Gerais. Em 2015, o Núcleo fará novamente a Semana de Cidadania, e as Mostras de Talentos e de Projetos. “O Ideb + também daremos continuidade, mas a próxima edição será em 2016, já que os dados são divulgados a cada dois anos pelo Inep”, antecipa o coordenador do Núcleo Campos Gerais, Nelson Canabarro.

Novas propostas também devem entrar no calendário do Núcleo para 2015. “Estamos analisando os dados divulgados através do portal ODM para ver qual das metas ainda não foram alcançadas em nossa região. Vamos focar novos projetos nestas áreas que ainda tem muito a melhorar”, conta a diretora da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) – entidade âncora do núcleo na região, Katiane Pires Ferancini, destacando um projeto que contempla o objetivo número 5 “Melhorar a saúde da gestante”, que tem como meta a redução em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna.

Outra proposta para 2015 é o projeto “Enem. #Tô Dentro!”. “Será uma campanha para aumentar o interesse dos alunos da rede pública para verticalização para Ensino Superior, através do PROUNI e Sisu”, explica Canabarro, completando que desta maneira, elevaria o nível de desenvolvimento e qualificação profissional dos jovens dos Campos Gerais.

Com o evento desta quarta-feira, os voluntários do Núcleo pretendem agradecer os parceiros que estiveram presentes em 2014 e angariar novos para 2015. “Queremos verificar o que as empresas já estão fazendo em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para somar e fortalecer estas ações”, finaliza Katiane.


Compartilhe nas redes sociais: